A cabeça raspada é um visual bastante comum entre homens, seja por escolha ou por necessidade. Não importa o motivo; a careca pode ser tão estilosa quanto uma cabeleira vasta, além de ser extremamente prática. Contudo, se engana quem pensa que cuidados regulares são dispensáveis. A lista de tarefas não chega nem perto àquela necessária para cuidar bem dos fios de outrora, mas para manter a careca bonita, saudável e bem lisa, é necessário zelo. Pensando em te ajudar a adotar este estilo com tranquilidade e consciência, nós conversamos com o barbeiro profissional Jay Alexandre, da Beard & Co. Barbershop, e pegamos as melhores dicas para manter sua careca em dia.
Naturalmente, os fios de nossos cabelos começam a crescer imediatamente após o corte, exceto em casos de calvície total. Portanto, se seu intuito é manter uma careca completa, sem nenhuma penugem, é imprescindível se esforçar um tanto para consegui-la. "Para manter a careca lisa, é ideal raspar de três em três dias, no máximo", conta o barbeiro. "É claro, varia um pouco de pessoa para pessoa, mas o metabolismo humano costuma estimular o crescimento de pelos nesta faixa de tempo."
A janela temporal entre uma raspagem e outra é bastante curta, então é bem complicado arranjar tempo para visitar o barbeiro a cada corte. Você pode, então, raspar os cabelos em casa, mas é fundamental fazer isso da maneira mais segura possível. "O ideal é diminuir o atrito usando máquina de acabamento, aquela de fazer o 'pezinho', e barbeador elétrico. Isso já é meio caminho andado", recomenda Jay. "Com o barbeador manual, é bom fazer a raspagem primeiro na direção dos fios e em seguida, caso necessário, escanhoar na direção contrária." Uma boa dica é esfoliar o couro cabeludo antes da raspagem, garantindo um trabalho mais limpo e suave. E, caso você pretenda usar navalha, tome muito cuidado: um deslize pode resultar num corte perigoso. É melhor deixar esta ferramenta para uso dos profissionais - aliás, é bom visitá-los regularmente para garantir um trato mais suave.
Você pode até não ter mais fios para lavar, mas ainda assim o couro cabeludo precisa de limpeza regular; e o melhor produto para isto segue sendo o bom e velho shampoo. "Pessoas carecas também devem usar shampoo, sim. É necessário para retirar o óleo natural da região, que pode acumular muita oleosidade seborreica. O uso pode ser diário", alerta o barbeiro. Esta higiene também ajuda a evitar a caspa, que ocorre independentemente dos fios - e fica até mais visível. Para evitar este problema e pontos vermelhos no couro, "é bom usar sempre produtos com efeitos calmantes. Água fria ou uma toalha gelada também agregam bons resultados", diz Jay.
Sem uma camada de cabelos como proteção, o couro cabeludo fica completamente exposto ao sol. Não importa a direção da incidência solar, o impacto é direto a todo momento. Então, use sempre filtro solar para evitar queimaduras; e não esqueça de reaplicá-lo de duas em duas horas. "Bonés e chapéus também são fundamentais para a proteção, mas caso sejam usados em excesso ou tenham mau acabamento, podem causar pontos avermelhados", explica o barbeiro. "Também é importante usar cremes hidratantes e óleos, que inclusive ajudam no brilho. Recomendo consultar um dermatologista para saber os produtos específicos."
Jay Alexandre é proprietário e barbeiro da Beard & Co. Barbershop, situada na rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro. | Facebook . | Instagram .
por Daniel Schulze