Adquirir um carro de qualidade por um bom preço não é algo que se faça de um dia para o outro, mas a crise na economia tem feito as concessionárias lutarem por clientes. A bola está com quem quer comprar, que passou a ganhar poder de barganha. Portanto, comparando valores e avaliando a melhor época para realizar o negócio, você terá grandes chances de sair satisfeito.
O melhor período para conseguir descontos na compra de carros é no final do mês, especialmente após o dia 20. Como nesta época os lojistas estão doidos para bater suas metas, eles costumam ser mais flexíveis. É possível conseguir até 2% do valor do carro em descontos, além de presentes como banco de couro e até IPVA pago.
No entanto, avalie esses tipos de promoções e bônus para saber se o preço do automóvel não carrega, embutido, o custo destes benefícios. Compare com valores anunciados em outras épocas do ano para verificar se a proposta é de fato atraente.
As concessionárias garantem que têm facilitado o negócio, passando por exemplo a anunciar juro zero e preço de fábrica para carros zero. Bons negócios também podem ser feitos dando seu veículo antigo como parte do pagamento. Semi-novos e em bom estado de mecânica e estética estão valorizados no mercado, valendo até 90% do valor de tabela Fipe.
Outra dica para facilitar a comparação de preços são aplicativos de smartphone. Alguns deles trazem ofertas com base na sua localização, outros permitem comparar os automóveis a partir de suas especificações. O WebMotors é uma das opções mais completas, mas existem outras como o iCarros e Salão do Carro, que organiza as negociações diretamente com o vendedor, permitindo possíveis renegociações nos valores.
por Bruno Janot