Se você começou a ter barba recentemente e quer saber como fazer a barba e os principais cuidados que precisa ter com ela, vem ver as dicas que a equipe #Preparado separou para você após entrevistar o barbeiro Bruno Cruz.
Antes de tudo, o primeiro passo é preparar a pele. Você pode lavar o rosto com um sabonete compatível com seu tipo de pele ou utilizar um esfoliante facial para estimular a renovação das células e remover oleosidade e sujeira. Além disso, é importante aplicar um gel ou creme de barbear para facilitar o deslizamento da lâmina na pele, evitando irritações e vermelhidão após o barbear.
"A barba deve ser feita por um profissional da área. Mas, se caso for se arriscar a fazer em casa, recomendo usar sempre uma boa lâmina, ter cuidado para não ferir a pele e usar um gel ou uma espuma de barbear", instrui Bruno. O tempo certo de fazer a barba, segundo ele, é semanalmente, pois os fios crescem rápido e a barba perde sua forma, resultando em um aspecto de mal cuidada.
A barba pode acumular muitas impurezas no dia a dia. Por isso, para mantê-la bem cuidada, é importante aplicar alguns produtos específicos. Um deles é o shampoo próprio para a barba. Ele é importante, pois possui pH neutro e faz uma limpeza mais profunda e adequada.
Além do shampoo, o uso de um balm ou óleo é muito eficaz para hidratar a pele do rosto e os fios da barba. Eles ainda auxiliam a renovação celular e também podem prevenir irritações comuns de quando a barba está crescendo.
"Nós sempre recomendamos o uso diário de balm, que serve como um hidratante para a barba. Ele elimina os fios enrolados da barba, hidrata a pele e deixa a barba sempre perfumada. Usar shampoo específico para lavar a barba e óleo para manter o brilho e maciez também são boas escolhas", conta o profissional.
Após a limpeza e hidratação, você pode apostar em um pente de madeira, que irá manter o alinhamento e o controle dos fios sem arrepiá-los. Uma outra opção é utilizar uma escova com cerdas naturais para controlar o volume e modelar a barba como você preferir.
Aparar os pelos com frequência também é importante para manter a barba bem cuidada, principalmente porque os fios crescem em velocidade e sentido diferentes, o que pode resultar em falhas na barba se não houver cuidado. "Hoje em dia existem vários tratamentos para crescimento capilar. O que recomendamos é que, sempre antes de usar qualquer produto na pele, procure um dermatologista para não ter complicações", alerta Bruno.
Bruno Cruz é barbeiro profissional há 10 anos e atua na Confraria da Barba de Nova Iguaçu (RJ). | Instagram
Por Allan Rabelo