Bem estar Seg, 11 Mai. 2020

Ansiedade na quarentena: exercícios de respiração te ajudam a se acalmar

  • Tire alguns minutos do dia para fazer exercícios respiratórios para manter a calma
    Tire alguns minutos do dia para fazer exercícios respiratórios para manter a calma

Com o medo e as incertezas tornando-se sentimentos tão presentes no seu dia a dia, lidar com a nossa ansiedade vem sendo um grande desafio. Muitos homens têm sofrido com esse problema na quarentena que pode causar diversos problemas, desde insônia, dor de cabeça ou até mesmo crises de pânico, em casos mais graves. No entanto, existem algumas maneiras de lidar com essas situações e amenizar a sua ansiedade, mesmo durante uma pandemia, usando o sistema respiratório. Se você ficou interessado em saber como fazer isso, continue lendo que selecionamos alguns exercícios de respiração que podem ser eficazes. Confira!

O que é ansiedade?

A ansiedade é responsável por acionar o sistema de alarme em nossos cérebros, também chamamos de resposta de "lutar ou fugir", que consegue nos alertar de possíveis perigos. é uma reação normal do nosso corpo, mas em excesso pode causar problemas, como o estresse, inquietação, insônia e em casos mais graves, transtornos de ansiedade. Na atual situação pandêmica que estamos vivendo tende a ser comum lidar com o aumento da nossa ansiedade e devido a isso, precisamos saber como se acalmar e evitar que a situação se torne mais grave.

Exercício da respiração do ventre é uma das técnicas

A respiração do ventre, também conhecida como respiração diafragmática, é o exercício respiratório mais simples que podem te ajudam a se acalmar. Ele pode ser feito sentado ou deitado, dependendo apenas da sua preferência, e é bem rápido. Com os olhos fechados, coloque uma mão em sua barriga, logo abaixo das costelas. A outra mão deve se colocada sobre o seu coração. Depois, respire fundo pelo nariz e procure sentir o ar subir devagar em sua barriga. Em seguida, expire completamente pela boca e sinta a barriga suavemente esvaziar. Tente repetir esse exercício entre três a 10 vezes para conseguir um bom resultado.

Teste a respiração 4-7-8 para manter a calma

Outro exercício que pode ser usado para manter a calma durante a quarentena é a chamada respiração 4-7-8. Ele vem da prática yogue da respiração e exige um pouco mais de atenção, principalmente nas primeiras vezes, mas vale muito a pena. Esse exercício pode ser feito deitado ou sentado em uma cadeira, mas na fase de aprendizagem é recomendado que escolha a última alternativa. Para melhorar os resultados, você deve durante todo esse momento ter a ponta da língua colocada no céu da boca. Feche os seus olhos, caso deseje pode colocar a mão na barriga e a outra no coração, para sentir todo o procedimento. Comece inspirando pelo nariz e conte mentalmente até quatro. Em seguida, prenda a respiração por sete segundo e depois expire pela boca por oito segundos. Repita esse procedimento entre três a setes vezes.

Exercício de respiração alternativa nas narinas

A respiração alternativa também pode ser um bom exercício nesses momentos. Ela apresenta um grau mais alto de complexidade, comparada a outros dois modelos apresentados, mas traz vários benefícios para o seu bem-estar. Para começar é preciso que esteja sentado confortavelmente. Após acomoda-se, você deve pegar o polegar e o dedo anelar da mão direita e levá-los ao nariz. Seu dedo indicador e médio será apontado para a palma da sua mão. Em seguida, levará o polegar para a narina direita, fechando para que o ar não entre e nem saia. Depois, respire completamente pela nariz esquerda, após isso, sele essa narina com o dedo anelar e espere. Agora, remova o polegar e expire pela narina direita, inspirando imediatamente. Prossiga, selando a narina direita e expire pela esquerda. É importante que inspire à esquerda antes de passar para o lado direito novamente. Repita esse ciclo até 10 vezes.

Por: José Thomé

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