A caspa no couro cabeludo é um problema que ninguém está disposto a passar. Ela pode ser causada por diversos fatores e costuma afetar sua aparência e até mesmo autoestima. No inverno, essa situação costuma piorar por diversos fatores e muitos homens ficam na dúvida sobre como lidar com esse problema. Para ajudá-los, selecionamos algumas dicas. Confira!
Nas estações mais frias, é comum que passemos a tomar banhos mais quentes. Mas essa escolha pode trazer uma série de problemas para a saúde capilar, como o surgimento e proliferação da caspa. Isso porque a água quente remove toda a oleosidade natural dos fios, fazendo o corpo produzir mais para proteger a pele, o que piora a caspa. A melhor alternativa nessa época é deixar para lavar o cabelo separadamente com água morna ou fria para evitar esse problema.
Após lavar o seu cabelo é fundamental secar os fios corretamente. Use uma toalha limpa e macia para remover o excesso de água do seu cabelo, faça com bastante cuidado para não danificar os fios. Em seguida, para acelerar esse procedimento, você pode usar um secador na temperatura mínima. Nesse caso, é essencial passar um protetor térmico nos fios para evitar problemas, como frizz. Em nenhuma hipótese, pule esta etapa, porque a umidade cria o ambiente perfeito para a proliferação das bactérias que contribuem para a descamação do couro cabeludo. Nunca durma com o cabelo molhado, sempre espere secar completamente antes de deitar.
Diminuir a limpeza capilar durante o inverno é outra situação que pode favorecer o surgimento de caspa nessa época. Para evitar essa situação, você deve esfoliar o seu couro cabeludo pelo menos uma vez por semana. Além de fazer uma limpeza mais profunda da pele removendo os resíduos indesejados e células mortas, ela também é capaz de estimular a renovação celular. O recomendado é que esse procedimento seja feito com um esfoliante suave, como os feitos para o rosto, para evitar irritações. Aplique-os e faça movimentos circulares na região. Deixe agir por 5 minutos e enxágue.
Para aqueles que estão sofrendo com esse problema e estão em busca de métodos para diminuir a sensação de coceira e irritação, os óleos vegetais são as melhores alternativas. Além de nutrir os fios e o couro cabeludo, eles também suavizam a região e amenizam a inflamação do couro cabeludo causado por esse problema. O recomendado é que aposte nos feitos de ricino, jojoba e aloe vera. Na hora de aplicar, evite exagerar e use um pente para conseguir uma distribuição mais uniforme.
Os gorros são acessórios muito usados nos meses mais frios. Para que o uso desse item não se torne um pesadelo da sua rotina de cuidados e um fator contribuinte para a caspa, preste atenção no material dessas peças. Escolha um que permita a sua pele respirar e que não seja muito apertado a sua cabeça, porque pode contribuir para criação de um ambiente úmido e propício a fungos e bactérias. Além disso, use-os sempre com os fios completamente secos.
Por: José Thomé