Desde o início da pandemia de Covid-19, muitos homens brincaram com seus estilos para passar o tempo e se divertir em tempos de isolamento. Alguns rasparam a cabeça, testaram padrões cômicos porque ninguém veria, pintaram ou descoloriram os fios da barba... foram muitas as tendências. Até os mullets voltaram! Agora em janeiro, uma surgiu com peso, na qual barbados estilizaram os fios de suas barbas no formato de cauda enrolada, como o rabo de um macaco. A esta altura, nem adianta mais tentar entender o porquê. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre esta barba exótica. Pronto?
Tudo bem, estipular a data de surgimento de algo tão bizarro quanto uma barba em formato de rabo de macaco é um pouco arriscado. Talvez, durante a Guerra do Peloponeso, travada entre barbados notórios, ou quem sabe na época do Império do Mali, na África, algum guerreiro ou cidadão tenha visto um macaco e pensado: "por que não cortar minha barba para imitar sua cauda?". Mas, como a História trabalha com fatos concretos e bem difundidos, a primeira aparição registrada da monkey tail beard foi no dia 14 de setembro de 2019, quando o arremessador Mike Fiers, do Oakland A's, subiu ao montinho contra o Texas Rangers portando o esquisito estilo. Na época, a mídia disse que o atleta havia adotado "algo como a letra G, o número 6" ou, segundo uma brincadeira da própria equipe no Twitter, "um rolinho de canela", doce muito apreciado no país. Seja lá qual for o formato real, deu sorte e azar ao mesmo tempo: os A's venceram por 8 a 6, mas o pitcher saiu machucado ainda no início do duelo e, no mesmo dia, raspou a barba; era tudo um desafio dos companheiros.
Tudo que é publicado na Internet está registrado para sempre e, como a moda é cíclica, o estilo peculiar de Fiers, que teve vida muito curta em sua origem, voltou. Depois de catorze meses dormente, a monkey tail beard foi redescoberta por algumas pessoas e retirada da hibernação, tomando proporções absurdas. Se você já tem uma barba cheia, é bem simples fazê-la: basta raspar totalmente uma costeleta com barbeador e manter apenas neste mesmo lado os fios do queixo conectados aos do bigode. Para finalizar, é só aparar para alcançar um formato mais redondo, bem geométrico, fazendo uma curva no queixo.
Para uma barba "rabo de macaco" perfeita, recomenda-se um bigode espesso. Mas, convenhamos, há mesmo regras para um estilo tão peculiar assim? Percebe-se que não há rigidez alguma; o corte é basicamente um improviso. Então, por que não usá-lo com um bigode fino? Quem sabe, apontar os fios para cima? Muita gente também pintou a barba de duas cores, imitando um macaco de pelagem mista. Vale até mesmo combiná-la com uma barba mais longa, como um estilo viking ou lenhador, ou até imitar a cauda de outro bicho. É uma tendência até bacana, mas tem dividido opiniões nas redes sociais. A única certeza é: você vai precisar de muita coragem e personalidade para adotá-la de verdade.
por Daniel Schulze