Ter uma barba significa, também, assumir um compromisso fiel com o seu visual. Para que os pelos fiquem saudáveis e estilosos, é necessário ter uma rotina de grooming adequada ao seu tipo de barba, que também deve contar com os produtos e técnicas mais indicados aos seus fios. No entanto, quando há erros ou a ausência de alguns passos importantes nessa rotina, a barba começa a sofrer os efeitos disso e pode até incomodar outras pessoas.
Já aconteceu de você beijar alguém e essa pessoa te disse que sua barba espetou o rosto dela? Então, esse é um sinal evidente de que sua barba precisa de maiores cuidados. Quer saber o que fazer para resolver esse problema? Basta conferir a matéria que o Preparado pra Valer fez pra você!
Se você vem notando queixas de pessoas mais próximas de que sua barba anda espetando o rosto delas quando você as cumprimenta, é hora de focar no que pode estar causando esse incômodo a elas e a você, a fim de encontrar soluções que ajam diretamente na raiz deste inconveniente. Para isso, selecionamos algumas das causas mais comuns que são responsáveis por deixar a barba com fios duros. Um exemplo são os pelos raspados recentemente, que por terem suas pontas removidas, assumem um aspecto mais grosso e cilíndrico, o que traz a impressão de que estão crescendo mais grossos. Aí, quando você vai dar um beijo para cumprimentar alguém, os fios que estão mais grossos arranham a pele da pessoa, podendo até mesmo causar vermelhidão, dependendo da quantidade deles.
Já o hábito de lavar a barba com shampoo comum para cabelos também é um dos grandes vilões que tornam os pelos rígidos. O que ocorre é que estes shampoos removem a oleosidade natural que mantém os fios hidratados, assim, os fios se tornam duros, opacos e sem maleabilidade, podendo causar um aspecto áspero na pele de quem tem contato com você.
Outro fator que influencia na textura dos pelos da sua barba é a aparagem constante dela. Então, caso você não esteja em dia com essa manutenção, é provável que a oleosidade natural produzida pela sua pele não chegue até as pontas dos pelos. Isso faz com que eles fiquem ressecados, com frizz e até pontas duplas, o que contribui para que irritem tanto a sua pele como a dos outros.
Independentemente da causa, a solução para a barba pode ser resumida no uso de um ou outro produto que soluciona o problema, que no caso serão os óleos ou balms específicos para a região. Os balms possuem consistência mais espessa e podem ser melhor utilizados em barbas mais curtas, conferindo hidratação aos pelos e à pele, além de exercer função modeladora sobre os fios. Ou seja, você consegue nutrir e estilizar seus fios com o uso desse produto, que deve ser aplicado sobre a barba limpa e seca.
Já os óleos destinados à barba são ideais para quem tem estilos da barba longa, como a do tipo lenhador. Eles são ricos em ingredientes que hidratam e nutrem profundamente os fios, trazendo maciez, brilho e alinhamento à barba. A dica é pingar algumas gotas do produto e aquecê-lo nas mãos para, depois, aplicá-lo sobre toda a extensão dos pelos.