Grooming Sex, 17 Fev. 2017

Rotina de grooming: 9 cuidados com a pele que você precisa ter durante a semana

  • Além de limpar as impurezas, lavar o rosto com o sabonete adequado ajuda a controlar a oleosidade da pele
    Além de limpar as impurezas, lavar o rosto com o sabonete adequado ajuda a controlar a oleosidade da pele

Saber quais são os cuidados essenciais para manter uma boa aparência não é tudo. Para todas as práticas de grooming realmente fazerem efeito é necessário ter uma rotina. Para quem tem pele seca, por exemplo, não faz sentido fazer esfoliação mais de uma vez por semana. Caso contrário, de uma tarefa benéfica, poderia se tornar um vilão para a saúde da cútis. Por isso, fique esperto nessa agenda que o #P preparou para você cuidar bem do seu visual e ficar impecável no dia a dia:

Mais de uma vez por dia

1. Lave bem o rosto

Higienizar a face é tarefa diária, mas primeiro você deve descobrir se o seu rosto é seco ou oleoso para saber qual tipo de produto usar. Para isso, vá até o espelho, analise os poros do rosto e se questione: Estão fechados? Sua pele é seca. Estão dilatados na testa, nariz e queixo? Pele mista. Todos abertos? Oleosa. Você também pode colocar um lenço de papel fino no rosto ao final do dia e verificar quais áreas estão "gordurosas".

Pele seca: lave pela manhã e à noite com sabonetes hidratantes ou para peles sensíveis.

Pele mista ou oleosa: é a mais comum nos homens. Os hormônios masculinos e a presença de barba aumentam a produção de sebo. Se for o seu caso, lave três vezes ao dia com espaçamento de horas (após cada refeição, por exemplo). Peles mistas ou oleosas devem ser lavadas de manhã com sabonetes glicerinados, mousses ou produtos em gel.

2. Use filtro solar

O discurso de "só passo filtro solar quando vou à praia em dia de verão" infelizmente ainda é muito comum. Mas vivemos em um país que praticamente tem sol forte o ano todo e por isso devemos sempre proteger a pele. Assim, temos que usar protetor pela manhã e reaplicar na hora do almoço. O FPS de 30 já é o suficiente para o dia a dia. Como a pele do homem é mais oleosa, prefira fórmulas oil free ou em gel.

3. Cuidados dentários

Fato número um: uma pesquisa feita nos EUA pela American Dental Association (ADA) revelou que o sorriso é a característica física mais atraente, antes de olhos, cabelo e corpo. Fato número dois: outro estudo, esse da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mostrou que quem tem dente bonito tem mais chance de ser efetivado no trabalho. E, segundo dados do IBGE, só metade das pessoas usa escova de dentes, pasta e fio dental diariamente. Melhor mudar os hábitos, certo? Mas não adianta fazer só uma vez por dia, escove os dentes e utilize o fio dental após cada refeição.

Uma vez por dia:

5. Faça a barba

A barba, especialmente no calor, cresce mais rápido, principalmente se o volume de pelos no seu rosto for grande. Por isso, raspe todos os dias com um aparelho de alta performance e gel de barbear para não ficar com o rosto irritado. Mas se você ainda ostenta a barba pelo estilo, é bom saber que essa moda está com seus dias contados.

De acordo com o acadêmico britânico Alun Withey, especialista em história cultural que estuda o movimento dos barbudos há três anos, chegamos ao pico da pelagem no rosto, ponto em que algo se torna tão popular que perde o status de alternativo, verdadeiro responsável pelo seu sucesso. Isso não vai acontecer da noite para o dia, claro. Mas se você quer fazer parte da nova moda antes dos outros, invista no rosto lisinho.

6. Lave a cabeça

Graças a seus hormônios, o organismo masculino tem maior tendência à oleosidade, principal responsável pelo surgimento da caspa. Esses processos ainda são catalisados pelas altas temperaturas do verão. Assim, para não deixar o couro cabeludo sofrendo com o aumento da produção de sebo, é necessário ter atenção com a higiene capilar e lavar a cabeça todos os dias. Mas, para isso, há pequenas dicas de como fazer isso a maneira correta:

- Não tome banho muito quente, isso pode descamar o couro e causar caspa;

- Lave com as pontas dos dedos e não as unhas, fazendo movimentos circulares sem ferir ou arranhas o couro cabeludo;

- Passe condicionador, mas atenção: retire bem o produto para não haver acumulo de resíduos;

- Não esfregue a toalha com muita força para secar;

7. Hidrate a pele

Peles oleosas precisam sim de hidratação, mas você deve ter atenção no tipo correto para a sua pele. Esclarecidos os mitos, o importante é saber que rosto e corpo são diferentes. Para a superfície corporal, a loção deve ser rica em óleos essenciais, ureia e glicerina, por exemplo. Para a cútis do rosto, devemos optar por fórmulas ricas em ácido hialurônico, NMF e antioxidantes, que vão evitar o envelhecimento precoce. Mas todos esses produtos devem ser recomendados por um dermatologista.

Uma ou duas vezes por semana:

8. Esfoliação facial

Investir no processo que remove as células mortas e a sujeira pelo menos uma vez por semana é muito saudável para a pele. Além disso, a esfoliação abre os folículos, proporcionando um barbear mais eficiente, evitando rugas e previndo contra a acne também. Tome cuidado para não exagerar, pois no verão, com o aumento da transpiração, a pele fica ressecada mais facilmente.

9. Aparar os pelos

Suas sobrancelhas não podem ser uma só. Os pelos do seu pescoço não podem conectar seu peito à sua barba e esta, por sua vez, não pode se ligar diretamente ao seu cabelo. Os fios das suas costas e axilas, definitivamente, não podem sair pela sua camiseta. Por isso, se você apresenta alguma dessas condições, fique ligado para não ostentar um visual desleixado.

Uma vez por semana, além das regiões já citadas, tire um momento para cortar os pelos do nariz, axilas, virilha, pé do cabelo. Valorize a sua aparência, isso melhora a sua autoestima, a sua apresentação no trabalho e ainda pode ajudar na hora da paquera.

por João Vítor Castanheira

Notícias: Grooming

Quer mudar o visual? Veja como pintar o cabelo em casa na quarentena
Grooming Quer mudar o visual? Veja como pintar o...

Dar uma mudada no visual pode ser uma maneira de melhorar a sua aparência e até mesmo elevar a sua autoestima. Durante a quarentena, muitos homens têm aproveitando o seu maior tempo livre para fazer diversas mudanças no seu visual em casa. Pintar o cabelo é uma tendência entre o público...

+
Bebeu demais? Saiba como disfarçar a ressaca no dia seguinte
Grooming Bebeu demais? Saiba como disfarçar a...
Cabelo curto e descolorido é tendência na quaretena
Grooming Cabelo curto e descolorido é tendência na...

Muitos homens têm aproveitando isolamento social para inovar no visual e apostar em novos estilos de cabelo. A grande tendência desse período são os cortes curtos e descoloridos. Essa estética moderna e altamente estilosa vem se popularizando entre o público masculino e muito disso se...

+
O que você precisa saber antes de usar a prancha para barba
Grooming O que você precisa saber antes de usar a...

Com o desejo de conquistar uma barba lisa e domada, muitos homens cogitam usar pranchas alisadoras nos pelos faciais. Essa ferramenta que promete deixar os fios mais lisos, alinhados e menos rebeldes com facilidade é uma das últimas tendências do universo grooming. Caso você esteja...

+

últimas matérias

Como escolher um bom tênis para exercícios?
Estilo Como escolher um bom tênis para exercícios?

Se você pensando em começar ou já pratica alguma atividade física é essencial que você atende-se a sempre usar calçados específicos para a sua atividade, porque isso vai garantir um melhor rendimento e até evitar problemas, como lesões ao garantir maior segura. Por existir uma grande...

+
Como usar roupas de moletom de maneira estilosa?
Estilo Como usar roupas de moletom de maneira...

Basta os termômetros começarem a marcar temperaturas mais baixas para as roupas de moletom voltarem a ganhar evidências. Elas têm o conforto como uma das suas principais características e diferente do que muitos homens acreditam podem ser usadas de maneira estilosa e moderna. Muitas...

+
Cinco dicas de grooming para adolescentes
Grooming Cinco dicas de grooming para adolescentes

A chegada da adolescência é um momento de muitas mudanças. Nessa fase é comum que a pele e os cabelos fiquem mais oleosos, os pelos corporais e faciais comecem a surgir e que também você comece a ter maior preocupação com a sua aparência. Para evitar transtornos e manter a sua...

+
Máscaras de pano: como escolher corretamente na hora de comprar
Bem estar Máscaras de pano: como escolher...

O uso de máscara ao sair de casa continua sendo uma das principais recomendações das instituições de saúde nesse momento pandêmico. As feitas de pano são recomendadas para o uso comunitário e podem ser feitas em casa. Muitos homens dispensam o trabalho de fazer as suas máscaras e...

+

Matérias relacionadas