Sabe aquele sujeito do trabalho com o aperto de mão áspero e um notável ar de sujeira? Claro que sabe, todo escritório tem o seu - e se não souber, cuidado, esse cara pode ser você. O indivíduo em questão pode sofrer de um grave problema, que atinge uma alta gama de homens: negligência de grooming. Marcas de lâmina, irritação no pescoço e barba mal feita são alguns dos sintomas dessa "epidemia desastrosa". Felizmente, ela tem sido controlada por uma série de iniciativas que você aprende aqui no #PreparadoPraValer, mas a nossa luta não acaba por aqui. Naturalmente, o primeiro passo para montar uma resistência contra essa falta de cuidados é saber quais erros você está cometendo. Abaixo estão os sinais mais comuns e como lidar com cada um deles. Confira:
Nada apaga a primeira impressão de um aperto de mão escamoso. O problema é que as mãos ficam ásperas e rachadas com bastante facilidade, vista a freqüência com que as usamos e as lavamos. Por isso, a melhor solução é aplicar pelo menos duas vezes ao dia - uma antes de dormir e uma pela manhã - uma loção hidratante que repõe nutrientes. Se ainda sentir as mãos ressecadas durante o dia, não pense duas vezes e reaplicar.
Olhos escuros e inchados não tem só um, mas alguns significados. Você pode ter dormido mal na noite passada, ou talvez, você não esteja lutando contra o envelhecimento como deveria. Seja lá o que for, há maneiras de corrigir essa situação. A curto prazo, recomenda-se uma pequena camuflagem temporária. Mas, para combater de fato as olheiras, usar cremes ou um sérum gel que possui ação drenante para a região dos olhos é a melhor forma. E, claro, começar a dormir o suficiente é a verdadeira opção.
Se seu cabelo está quebradiço, é muito provável que você está exagerando no uso de shampoo, economizando no condicionador, ou ambos. Aqui está a verdade sobre shampoo: ela resseca o cabelo enquanto limpa, removendo os óleos naturais e hidratantes juntamente com a sujeira. O condicionador age readicionando os nutrientes e a umidade ao cabelo seco. Por isso, uma dica é alternar entre o uso de xampu e apenas enxaguar com água. Importante: nunca compre produtos 2 em 1. Eles costumam prejudicar fortemente os fios.
Graças a seus hormônios, o organismo masculino tem maior tendência à oleosidade, principal responsável pelo surgimento da caspa. Assim, para não deixar o couro cabeludo sofrendo a produção de sebo, é necessário ter atenção com a higiene capilar e lavar a cabeça todos os dias. Siga as seguintes recomendações:
- Não tome banho muito quente, isso pode descamar o couro e causar caspa;
- Lave com as pontas dos dedos e não as unhas, fazendo movimentos circulares sem ferir ou arranhas o couro cabeludo;
- Passe condicionador, mas atenção: retire bem o produto para não haver acumulo de resíduos;
- Não esfregue a toalha com muita força para secar;
Essa é uma das maiores lástimas de negligência com grooming, podendo te atrapalhar a selar um negócio, inclusive. Assim, primeiramente, saiba que lamber seus lábios não adianta. Em segundo, obtenha um lip balm nutriente com proteção contra raios UV, para evitar queimaduras do sol e manter os lábios hidratados.
É um dos maiores símbolos de desleixo com o próprio visual. Você pode até deixar a barba, mas há um limite. Para se livrar dos pelos da região sem irritação e piorar tudo, descanse uma toalha morna sobre a região por alguns minutos. Isso ajuda a amaciar os pelos e abrir os poros, facilitando a raspagem. Tenha atenção às curvas que os pelos fazem na região. Por aqui, os pelos não costumam nascer na mesma direção, então é preciso seguir com a lâmina o desenho da direção de crescimento de cada parte do pescoço. Escanhoar o pelo pode contribuir para o surgimento de pelos encravados.
É importante dar um desenho à elas. Normalmente, as sobrancelhas não crescem em uma direção coesa e uniforme. Alguns brotam no meio do seu rosto, enquanto outros migram para o norte até a testa. A falta de atenção às suas sobrancelhas é uma das versões mais agudas de negligência de grooming. Para dar um jeito na situação, aprenda a utilizar lâminas de barbear a fim de se livrar do excesso de fios na região.
Se a situação da sua pele fica caótica após o barbear, você está fazendo algo. Abandone hábitos como usar lâminas descartáveis e sabão para lubrificar. Isso, muito provavelmente, causará irritação, pelos encravados e o surgimento de pontos de inflamação, fatores que literalmente mancham a aparência de um homem.
Use gel ou espuma de barbear - que amolecem o pelo - para facilitar o deslizar da lâmina. Opte por um aparelho de precisão que diminui as chances de repuxão dos pelos. Por fim, vá sem pressa e sempre raspando no sentido do crescimento dos pelos. Assim, não haverá cortes ou marcas e sua face estará impecável. Use loções pós-barba para hidratar a pele e, se for o caso, invista também em cremes anti-rugas.
por João Vítor Castanheira