Para muitos homens, os dias após fazer a barba podem ser torturantes, graças à irritação e inflamações que surgem na pele do rosto. Mas, na maioria das vezes, a culpa é exatamente de quem sofre os efeitos. Um barbear bem feito não consiste apenas em espalhar creme de barbear, passar a lâmina e pronto. Feito da maneira correta, a partir de técnicas simples que evitam ressecamento da cútis e pelos encravados, o efeito proporcionado pela raspagem dos pelos dura mais e prejudica menos. Adote os próximos 8 cuidados e sinta a diferença:
Separe seu momento para fazer a barba. Não raspe apressadamente, de qualquer maneira, quando estiver atrasado para algum compromisso. Isso pode acabar resultando não só em irritação, mas em cortes mais sérios e sangramentos.
Colocar uma toalha quente sobre o rosto por 30 segundos, antes e depois do barbear, ajuda a abrir os poros, deixar os pelos mais fáceis de serem cortados e ainda torna a pele mais macia. Assim, o passagem da lâmina é mais rente, o que te mantém barbeado por mais tempo. Depois do processo, ela ainda serve para tirar todo o resto de espuma, pelos, sujeira e outras substâncias que podem causar inflamações e irritações na pele.
Tomar um banho morno antes do barbear tem o mesmo efeito da toalha de abrir os poros e amolecer os pelos, a fim de conseguir um barbear mais rende e duradouro. Depois do banho, a pele ainda está livre de impurezas e oleosidade, que podem gerar infecções, a chamada foliculite.
Este tipo de produto, além de proteger e lubrificar a pele para a passagem da lâmina, contém substâncias hidratantes, que amolecem o pelo e a barba, para, mais uma vez, proporcionar um barbear mais rente. Por isso, após aplicar gel ou espuma, massageie a cútis em movimentos circulares para o produto agir.
Evite escanhoar o pelo. O que é isso? É a técnica de raspar no sentido contrário do crescimento do pelo, o que pode ferir a pele. Utilizar uma lâmina de alto desempenho no sentido correto de crescimento dos pelos deve ser o suficiente para deixar sua pela lisinha. Entretanto, se você já fez isso e não ficou satisfeito, você até pode raspar na direção contrária, mas só uma vez mais. Se sua pele é sensível, nunca raspe no sentido oposto, se não, é certeza de pelos encravados.
Limpe bem o rosto e livre-o de restos de pelos e espuma. Depois disso, espere alguns minutos e lave rosto com água fria para fechar os poros. Mudar imediatamente da água quente/morna para a fria pode causar choque térmico e prejudicar a sua saúde. Não é necessário fazer isso debaixo do chuveiro. Você pode optar por sair, se secar, e então, usar a água fria da pia.
Um produto bastante importante, mas que é deixado de lado por muitos homens, é a loção pós-barba. Ela tem como função evitar eventuais infecções, controlar pequenos pontos de sangramento que possam aparecer e reduzir a irritabilidade, provocando sensação de refrescância. Para quem tem tendência a desenvolver espinhas, vale substituir a loção por um tônico ou gel antiacne.
As lâminas velhas e usadas cortam, arranham e queimam a pele, especialmente as mais sensíveis. Por isso, verifique a fita lubrificante para medir a validade do aparelho. Se este estiver gasto ou esbranquiçado, se você insistir muito na mesma lâmina, vai ganhar cortes e arranhões que farão o momento de passar a loção pós-barba ser bem dolorido.
por João Vítor Castanheira