Nada mais justo que começar com Rick the Ruler. No início dos anos 1980, o hip-hop passava por um era efervescente. E Slick Rick foi pioneiro não só no mirabolante storytelling típico de seus hits "Children's Story" e "La Di Da Di", mas também no estilo luxurioso e ostentativo. O rapper é versátil. Especialmente no início da carreira, tudo caía bem nele, de roupas largas e coloridas a ternos bem cortados e bengalas. Entre seus acessórios indispensáveis, a profusão de anéis de ouro e correntes, sendo a enorme medalha com o símbolo da justiça a mais característica. No rosto, além do bigodinho e da sobrancelha filetada na ponta, a marca registrada de seu estilo: o tapa-olho. Pensou neste acessório no mundo do hip-hop, pensou em Slick Rick.
Esta talvez tenha sido a dupla mais estilosa do old school hip-hop americano. Com o DJ Eric B nos discos e MC Rakim no microfone, não havia muita concorrência sólida em Nova York no fim da década de 80. O MC, naturalmente, era o mais falante dos dois e, não à toa, mantinha o estilo mais espalhafatoso. Seu corte de cabelo com fade e costeletas mais volumosas foi sensação na cena do rap. Com seu ar "malandro", foi possivelmente quem melhor vestiu as roupas do designer do Harlem Dapper Dan, cujo estilo abusava do couro Gucci. Na capa do álbum Follow The Leader, Eric B & Rakim aparecem com Dapper Dans personalizados e grossas correntes trançadas de ouro, consideradas por alguns apreciadores de moda e rap o visual mais icônico daquela época.
Trazendo a discussão para os dias atuais, o rapper canadense Drake esbanja um estilo mais descontraído e confortável. Seu amor pela Nike é visto em quase todos os seus looks, desde tracksuits a tênis Air Force 1 ou Air Max, seus itens mais corriqueiros, que costuma usar em partidas de basquete da NBA. Quando não está estampando o símbolo da marca, vai bem com jeans e jaquetas e, em ocasiões mais formais, já vestiu ternos Tom Ford milionários! E, claro, não podemos esquecer da corujinha de sua própria companhia de roupas, a OVO, e de sua clássica barba desenhada.
Pharrell Williams influenciou grande parte do estilo dos rappers atuais e até contagiou uns mais antigos, como Jay-Z e Kanye West, com seu estilo animado e colorido. O artista fez o nerd ser legal de novo, trazendo estampas com desenhos de volta à moda. Foi um dos maiores expoentes do novo streetwear, com chapéus, jaquetas e óculos escuros irados. Em especial, os tênis se destacam no estilo de Pharrell. Além de ter desenhado produtos de edição limitada com grandes marcas como BAPE, Nike e até Chanel, o rapper tem há anos um contrato com a Adidas, com quem já lançou várias coleções muito populares. E mesmo com quase chegando à casa dos 50 anos de idade, veste um estilo jovial melhor que muito jovem.
Este artista tem um modo de cantar suave e agradável, que combina muito bem com seu rap. Nessa mescla, já emplacou hits como "Classic Man" e "The Let Out", mas o que mais chama atenção nele é seu estilo. O cabelo ruivo penteado para o lado com gel, a barba sempre com um grooming impecável e o sorriso fazem por si só de Jidenna uma referência fashion. Mas, suas roupas também têm muito o que contar. Ele consegue usar tanto peças de estilo africano elegantemente, remetendo com propriedade a suas origens nigerianas, quanto, no dia seguinte, vestir looks extremamente formais, com direito a bengalas, abotoaduras, sapatos muito bem lustrados e coletes misturados a camisas estampadas, fazendo jus ao título de "Classic Man". Esqueça apenas a cena do rap; Jidenna é um dos caras mais estilosos por aí.
Por fim, uma ode também ao Brasil: Rincon é um cara que sempre aparece bem vestido, portando roupas bastante simbólicas. Com seus dreads e roupas de estilo afrobrasileiro, busca empoderar a comunidade negra brasileira não apenas com sua música. Acredita que se vestir bem é fundamental para a auto-estima. Não aprecia a ostentação, mas acha que andar sempre elegante é uma forma de destravar barreiras mentais, algo importante para a juventude. Gosta bastante de jeans, óculos escuros e combinar roupas justas com outras largas, construindo um estilo único.
por Daniel Schulze