Os cortes de cabelo afro masculinos ajudam muito a deixar os fios crespos em destaque e com a facilidade de manutenção para o dia a dia. Existem várias opções modernas que só aumentam a vontade de deixar o tão comum cabelo raspado de lado para apostar em tipos de cortes que valorizam as tradições e essência do cabelo crespo. Não é à toa que vários desses tipos de cortes são tidos como referência e são sempre utilizados por homens bem estilosos. Conheças algumas opções de cortes de cabelo afro que vão te ajudar na hora de ir ao barbeiro dar uma renovada no visual.
É um tipo de corte que tem feito muito sucesso em variados tipos de cabelo. Sua inspiração vem dos topetes, que são sinônimo de um visual extremamente chamativo. "O pompadour evidencia o volume no topo da cabeça - sendo o conceito básico desse tipo de corte o cabelo penteado para cima da testa - que pode ser harmonizado de diversas maneiras, pois passou por várias releituras recentemente. Ele pode ser feito com a lateral e nuca mais raspada com fade, ou até mais clássico com laterais e nuca maiores, finalizando com um taper fade. O mais importante para o pompadour é deixar o topete em evidência" é o que diz o barbeiro profissional Michel Santos, da Barbearia do Zé.
O flat top continua tendo bastante relevância para quem quer mudar o visual. Michel conta que muitas celebridades ainda mantêm esse tipo de corte nos dias atuais, sendo uma grande referência principalmente para quem possui os fios de cabelo crespos. "O flat top é feito com as laterais e nuca raspadas e a parte do topo com ângulo reto, podendo optar por ser mais ou menos volumoso. É um corte muito versátil, pois combina com diferentes texturas de cabelo", diz o profissional. Ele também menciona que a manutenção deve ser feita a cada 15 dias para atualizar o efeito fade e acertar o ângulo na parte de cima da cabeça. "O pulo do gato para deixar seu corte bem retinho é o uso de uma folha de papel no topo para modelar, friccionando ela no cabelo até obter o resultado desejado. Pode ser finalizado com produtos com essa função, como pomadas e sprays", conclui.
Uma representação mais atual do já mencionado flat top é o high top fade, que exige a exibição de um volume de fios bem maior na parte de cima da cabeça. É um tipo de corte muito usado por diversas personalidades, sendo constantemente relacionado à cultura negra. "Para manter um high é muito importante que o seu barbeiro tenha experiência com esse tipo de corte. Como as laterais e nucas são raspadas, a atualização do fade é importante para dar foco ao volume do topo", informa Michel.
O efeito criado pelas tranças box braids e dreads traz um destaque e tanto para a aparência. No entanto, é preciso saber que optar por esse tipo de cabelo exige uma rotina de cuidados muito intensa. "São opções que ficam um tempo no cabelo e, por isso, é muito importante a higiene e o cuidado básico para evitar qualquer desconforto. Para lavar os dreads utilize um shampoo anti-caspa ou anti-resíduo, lembrando que isso depende se o seu cabelo é oleoso ou seco. Lave pelo menos 3 vezes durante a semana e evite o uso de condicionador. Evite dormir com o cabelo molhado e deixe-o secar naturalmente ou utilize um secador. Durante o dia a dia, recomendo o uso de ceras e pomadas específicas", explica o profissional sobre os dreads. Para as tranças box braids o barbeiro menciona que o processo é um pouco diferente "A lavagem pode ser feita com shampoo anti-caspa, começando pela parte da raiz e repetindo o processo semanalmente, seguindo depois pela limpeza das pontas das tranças, o que pode ser feito uma vez por mês." Michel também menciona que a manutenção desse tipo de cabelo deve ser realizada a cada três meses.
O nudred é uma finalização capilar destinado apenas para cabelos crespos. Para fazer, é preciso enrolar os fios do cabelo até que fique parecido com um dread. Essa técnica pode ser feita em cabelos de diversos tamanhos, no entanto, é mais comum em fios mais curtos. "O nudred é uma finalização não permanente que se assemelha com os dreads. É feito a partir do uso de uma esponja específica, depois do cabelo ser totalmente desembaraçado. Após o processo pode ser usada alguma pomada ou spray para fixar o penteado" conclui o barbeiro, que também menciona que essa é uma opção para quem deseja usar em todo os fios do cabelo ou manter apenas no topo, com as laterais e a nuca raspadas.
Esse é um corte bem simples, fácil de fazer e de manter, o que atrai os homens que buscam algo mais tranquilo e que exige menos cuidados. "Cabelos afros conversam muito bem com esse estilo de corte por ser mais prático, sem precisar de finalização diariamente. Esse corte com padrão mais curto, com as laterais bem rapadas e o topo bem baixo, puxa para um corte mais militar. Pode também possuir características e acabamentos mais acentuados dando um toque especial" revela Michel. O barbeiro conclui informando que esse tipo de corte é muito pedido nas barbearias. E aí, o que acha? Está na sua vez de aderir ao line-up?
Michel Santos é barbeiro da Barbearia do Zé, na Av. Braz de Pina, 2095 - Vista Alegre, Rio de Janeiro - RJ. Instagram | Facebook
Por Yan Rocha