Em vários momentos, um homem irá se deparar com o secular dilema: ter ou não ter barba? Esta questão é frequentemente respondida com base no gosto pessoal, mas costuma envolver outros fatores, inclusive se você tem um ritmo bacana de crescimento dos pelos faciais, capaz de providenciar bom volume. Caso tenha essa "habilidade", já é motivo suficiente para ostentar uma bela barba; afinal, devemos ser gratos pelos dons concedidos a nós pela natureza! Brincadeiras à parte, nós aqui no PPV somos 100% a favor de te ver cultivando uma barba, seja ela cheia ou mais cerrada. Que tal descobrir algumas vantagens de seguir por esse caminho?
Percebemos com certa facilidade em nosso convívio cotidiano que pessoas com barba são consideradas mais sérias. O pelo facial é frequentemente associado não a idade, mas a experiência. Ou seja, você não vai parecer muito mais velho se ostentar uma barba, mas vai transpirar mais vivência - mesmo que não a tenha. A aparência de seriedade, aliás, pode ser bem-vinda em determinados ambientes de trabalho mais formais; então, talvez aquela antiga ideia de sempre manter o rosto raspado na esfera profissional não seja tão virtuosa assim.
Vários homens se sentem mais confiantes ao se apresentarem com barba. Os fios podem cobrir atributos do rosto dos quais você não gosta tanto e até ocultam acne, cujas manchas vermelhas inibem certas pessoas. Isto te ajudará a encarar novos desafios de cabeça erguida. E, além disso, portar uma bela barba, limpa e aparada, vai te destacar; pelos faciais, em geral, são considerados bastante atraentes.
De vez em quando, é legal mudar o visual. Você pode fazer isto indo ao cabeleireiro para trocar de corte ou dando uma repaginada no seu guarda-roupas. Contudo, a forma mais fácil, barata e caseira de conseguir uma mudança é escolher um novo estilo de barba. Existem várias opções e você pode até combinar os fios com alguma ocasião especial ou com a estação do ano. Use apenas um bigode hoje, uma barba mais cerrada amanhã ou até planeje um cronograma de crescimento para cultivar um estilo mais longo e imponente. A escolha é sua!
Dependendo do volume e da espessura dos fios, a barba pode se revelar uma camada protetora eficaz contra os raios ultravioleta, os quais, em excesso, podem causar queimaduras e até câncer de pele. Contudo, não há consenso quanto ao nível real desta proteção, então é razoável estimar não ser tão alta assim; mas, melhor com que sem. De qualquer forma, não substitua de maneira alguma o uso de filtros solares. É importante aplicá-los diariamente ao se expor ao sol, inclusive sob a barba.
Muitos homens conhecem bem aquela velha e monótona rotina de se levantar nos dias úteis e ir direto para o banheiro a fim de se barbear e ficar "apresentável" para o trabalho. Em pequena escala, pode parecer pouco tempo; afinal, são apenas de cinco a dez minutos. Mas, quando observamos mais detidamente a situação, a história é bem diferente... Segundo um artigo de 1983 do New York Times , um homem gasta em média 3.350h se barbeando ao longo de sua vida. A gente faz as contas para você: são quase cinco meses inteiros em frente a um espelho, deslizando uma lâmina pelo rosto. Convenhamos que podemos fazer muita coisa mais legal em parte deste tempo. Que tal dar um descanso ao barbeador e deixar os fios crescerem um pouco?
por Daniel Schulze