Ter uma barba bem volumosa e sem falhas é o sonho de consumo de muitos homens, que estão dispostos a fazer o mais diferentes esforços para chegar no visual desejado. Um dos mitos mais populares entre quem quer deixar a barba crescer é que raspá-la diariamente aceleraria o processo de crescimento dos fios e também os deixaria mais grossos. Isso não é verdade. Conforme explica a dermatologista Gabriella Albuquerque, a lâmina só age na superficialidade dos fios e não no bulbo, parte responsável pelo cresimento e espessua do fio. "Quando tiramos um fio usando cera ou pinça, conseguimos remover todo o pelo em si. Ele reinicia seu processo de crescimento de forma fina através de sua ponta que irá "brotar" no folículo e, à medida que vai aumentando de comprimento, seu diâmetro mais próximo da pele vai se alargando. Se cortamos o folículo rente a pele, a pele já vai ter se alargado e temos a falsa impressão de que ele está mais grosso" .
Muitos homens pensam que usar sabonetes ajuda as lâminas a deslizar melhor na hora de remover os pelos do corpo e que isso não causa nenhum tipo de problema para a pele. Esses produtos, no entanto, têm funções diferentes. "O sabonete ajuda na higienização da pele e impede a proliferação bactéria. Ele deve ser utilizado antes de se barbear e, com isso, teremos menos foliculite. O creme de barbear possui emolientes que ajudam o ato de se barbear em si. Ou seja, diminuem o atrito da lâmina. E possuem substâncias que permitem melhor recuperação da pele após esta agressão", afirma a médica.
Ao contrário do que se diz por aí, os cuidados com os cabelos se mantém indispensáveis independente do tamanho dos seus fios. Seu cabelo, mesmo mais curto também precisa de condicionadores. "Eles diminuem o efeito frizz dos cabelos e facilitam o pentear", explica a médica. Além disso, a saúde do couro cabeludo está intimamente ligada a uma higienização correta e com os produtos específicos para o seu tipo de cabelo, respeitando a produção de oleosidade e as características dos seus fios, sejam eles mais ondulados, crespos ou lisos.
A necessidade de usar o protetor solar apenas em dias de sol ou para fazer um atividade ao ar livre, como ir à praia, é um dos mitos mais frequentemente difundidos e que mais pode prejudicar a saúde e o aspecto da sua pele. O raios ultravioletas emitidos pelo sol estão presentes mesmo em dias nublados e a incidência deles sobre a pele pode causar o surgimento de sardas e manchas, envelhecimento precoce e até mesmo o câncer de pele. "Um dia nublado no verão pode ter uma incidência maior de Ultravioleta que um dia ensolarado de inverno por conta da inclinação dos raios solares nas diferentes estações do ano. Um nível de ultravioleta acima de 8 significa alto risco de danos a pele e devemos passar o filtro solar", aponta Dra. Albuquerque. É indicado aplicar o filtro solar antes de sair de casa e optar pelos que que tenham um fator de proteção de no mínimo 30.
Por: Ramon Andrade