Homens que normalmente sofrem ou sofreram com muito stress mental ou físico têm grande chances de terem acne, porque acabam liberando mais hormônios no corpo, e assim levando as células sebáceas a secretar o óleo que mais tarde se transforma em espinhas. Uma dica é procurar atividades que ajudem a relaxar. Algo que também lembrar é que alguns remédios podem colaborar para a proliferação desse problema, como o lítio, nesses caso você deve procurar usar máscaras facias com vitamina E para tentar amenizar os danos.
Para que suas noites de sonos também não se tornem um problema é preciso ficar atento na fronha que você está usando no seu travesseiro, pois com o passar dos dias, o lençol vai acumulando poeira, suor e outras sujeiras que criam o ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias. O ideal é fazer a troca da fronha de dois em dois dias, ou no mínimo, uma vez por semana. Procure também dormir de costas o máximo possível: isso vai ajudar a manter o rosto longe do óleo e da poeira contidos na fronha. Dormir pouco é outro erro que acabamos cometendo. Sabe-se que o nosso corpo necessita de oito horas de sono em média para recarregar as energias e garantir uma pele saudável, mas muitas das vezes acabamos dormindo muito menos que isso.
A desidratação do corpo também pode ser a causa do seu problema, muita das vezes passamos horas sem beber água e isso faz com que nossa pele resseque, deixando-a mais frágil e propícia para o desenvolvimento de espinhas. A exposição excessiva ao sol sem o uso de filtro solar é outro fator que pode colaborar para a desidratação além de tornar a pele mais propensa a manchas. Uma dica: beba muita água para manter o seu corpo hidratado e deixar a sua pele com um aspecto mais saudável.
Não tomar banho após praticar exercícios físicos também pode causar espinhas, pois toda a sujeira e suor que ficam presos em seu corpo, juntamente com a fricção de suas roupas cria um ambiente perfeito para as espinhas. As células mortas podem entupir os poros e acabar causando o acúmulo de sebo, que serve de alimento para as bactérias que são causadoras da espinha. Tome banho sempre após os exercícios e se possível, faça esfoliação da pele do rosto para remover as células mortas.
Se você costuma ficar passando a mão no rosto com frequência, apenas pare ou em breve terá espinhas como companhia, isso porque nossas mãos também podem ser fontes de bactérias que podem obstruir os poros e causar inflamações. Por isso lave com frequência as suas mãos para amenizar os danos, caso involuntariamente pratique essa ação. Além disso, o toque constante na região também ajuda a estimular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, deixando a pele ainda mais oleosa.
Por: José Thomé