A cada dia que se passa a primavera vai dando lugar ao verão, o que já vai animando aqueles que amam ir à praia para curtir um belo dia de sol. Contudo, as altas temperaturas desta estação do ano exigem um reforço no cuidado com a proteção da pele, já que a ação dos raios ultravioletas pode fazer muito mais do que apenas umas queimaduras. O câncer de pele é uma realidade e precisa ser evitado a todo custo.
Se você quer aproveitar ao máximo o calor, mas sem descuidar da saúde, veja a seguir 5 erros ao usar o filtro solar que não podem ser cometidos:
Muitas pessoas se expõe ao sol com o objetivo de pegar um bronzeado, o que acaba fazendo com que a aplicação do filtro solar seja deixada de lado, ainda mais quando o sol não está tão forte. Esse pensamento não deve passar pela cabeça de ninguém, pois assim as doenças de pele podem te atingir. É possível buscar uma cor mais escura sem deixar de se proteger, basta apostar em produtos específicos para tal finalidade.
De fato existem filtros solares que resistem mais à água e ao suor, mas nenhum é capaz de durar por muito tempo. Eventualmente eles irão sair do corpo e é por isso que você não pode deixar de reaplicar o produto com frequência. Não importa se o protetor é comum ou "à prova d'água", a reaplicação é sempre a chave para garantir a segurança da saúde da cútis.
Se você é daqueles que usa filtro solar sem nem ao menos olhar a data de validade, é porque não assimilou ainda plenamente a importância da aplicação do produto da maneira correta. Assim como outros produtos, o protetor tende a ficar esquecido em um canto da casa, ainda mais se só é usado de vez em quando. Daí o usuário acaba sempre recorrendo ao mesmo pote, o qual pode estar em uso há anos.
O ideal é que o filtro solar seja aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição, pois assim a pele tem tempo de absorver a substância. Se você deixa para passar o produto quando já está em contato com o sol ou pouco antes de sair de casa, o efeito não terá o impacto necessário para que a pele esteja de fato segura. Mesmo existindo produtos de ação imediata, o recomendado ainda é respeitar este tempo de até meia hora.
Há ainda aquelas pessoas que querem a todo custo economizar o filtro solar e para isso passam uma quantidade irrisória do produto na pele. A ideia de economizar pode até ser legal, até porque alguns filtros saem bem caros, principalmente os de rosto, mas neste caso o custo-benefício não vale a pena. Logo você vai perceber que a quantidade aplicada não é suficiente para efetivamente proteger e terá que gastar mais de todo modo.
por Fabrício Mainenti