Grooming Sex, 11 Nov. 2016

4 passos para proteger a pele antes, durante e depois do barbear

  • Proteger a sua pele ao barbear não é difícil e torna a tarefa muito mais confortável.
    Proteger a sua pele ao barbear não é difícil e torna a tarefa muito mais confortável.

A tarefa diária de barbear o rosto pode se tornar mais fácil e confortável se o homem se preocupar em proteger a sua pele. É muito importante saber que o processo não se resume apenas à compra da lâmina e à raspagem. Além da utilização de cuidados complementares como a espuma ou gel de barbear, e pós-barba, é imprescindível preparar a pele para receber o aparelho de barbear. Por fim, existem procedimentos adicionais que, apesar de pequenos, proporcionam uma face lisinha e saudável.

Esfoliação e Hidratação

Para preparar a pele antes de fazer a barba, o homem deve hidratar e esfoliar o rosto com produtos de qualidade. A pele ressecada aumenta as chances de irritação da mesma, fazendo necessária a hidratação. Usar esfoliante é importante porque remove impurezas e células mortas da pele, a deixando mais limpa e suave. Assim o caminho fica livre para a lâmina fazer seu trabalho direito. Esse é um detalhe que passa batido na rotina masculina, mas que é de suma importância para uma pele saudável.

Na hora da aplicação, faça movimentos com os dedos em forma de círculo. "O processo deve ser feito com substâncias que sejam abrasivas e realizado com movimentos circulares, mas eles devem ser suaves. É importante não fazer movimentos fortes, pois pode provocar uma abrasão na pele e isso ajuda a irritar a mesma", explica o médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo.

Umidificar e utilizar creme de barbear

Nunca raspe a seco ou utilize sabonete. A chance da pele ficar irritada e ter ardência aumenta bastante com qualquer um dos dois passos anteriores. Os cremes, gel e espumas são desenvolvidos especificamente para proteger a pele, amolecer o pelo e ajudar a lâmina a deslizar, fazendo com que o barbear fique mais confortável e rente.

O dermatologista indica que barbear debaixo do chuveiro com água quente ou morna, facilita: "Sempre barbeie no chuveiro com água morna para quente porque ajuda a umidificar e amolecer o pelo. Sempre procure utilizar um creme ou gel de barbear de boa qualidade".

Use o aparelho na posição correta

Segurar o aparelho de barbear da forma correta também é mais um fator que ajuda a proteger a pele de possíveis traumas. A angulação da lâmina deve ser posicionada de acordo com a região da face a sofrer a raspagem. No pescoço,uma região sinuosa, deve-se fazer a remoção dos pelos usando o aparelho em sentidos diversos.

Já no bigode, bochechas e costeletas, o ideal é posicionar a lâmina no ângulo mais afastado do rosto possível, em torno de 30 e 45 graus. Para alcançar a angulação, utilize o aparelho na direção vertical, deixando o cabo transversal ao chão e fazendo passadas leves na direção do crescimento do pelo. Já a área do queixo requer um deslize da lâmina mais irregular, por se tratar de uma região sinuosa - assim como o pescoço.

Pós-barba

Após finalizar a remoção dos pelos, higienize a pele com água fria. Isso ajuda a fechar os poros e protegê-la contra infecções e irritações. Utilizar loções pós-barba também são uma boa alternativa para conservar a pele, uma vez que têm fatores cicatrizantes.

por João Vítor Castanheira

Notícias: Grooming

Quais compostos procurar em produtos para acne?
Grooming Quais compostos procurar em produtos para...
Quatro cortes de cabelo que você pode combinar com a barba disfarçada
Grooming Quatro cortes de cabelo que você pode...

A barba com degradê é uma das grandes tendências nos últimos anos. Ela ajuda a criar um visual mais clean, além de deixar a conexão das costeletas com a lateral do cabelo mais discreta e estilosa Para você tirar proveito do degradê e conseguir um visual mais coeso, é importante que o...

+
Três maneiras de estilizar o cabelo mais longo
Grooming Três maneiras de estilizar o cabelo mais...

Parabéns, você deixou o cabelo crescer e venceu a fase em que ele fica estranho por um tempo até chegar no comprimento desejado. Mas, sendo essa a primeira vez que você faz isso ou não, pode aparecer a dúvida de como usar o cabelo comprido. Nem sempre deixá-lo solto é a melhor opção, já...

+
4 tipos de bigodes que você pode usar em 2020
Grooming 4 tipos de bigodes que você pode usar em...

últimas matérias

4 estilos de calças que você deveria ter no seu guarda-roupa
Estilo 4 estilos de calças que você deveria ter...

As calças são uma das peças mais ignoradas do guarda-roupa masculino. Muitos homens pensam que só basta um par ou outro de calças para montar um visual atraente e estiloso. Na verdade, existem muitas opções de tecido e de modelos, e ir além do bom e velho jeans pode realmente valorizar...

+
Bermudas cargo: como usar essas peças com estilo
Estilo Bermudas cargo: como usar essas peças com...
Roupas esportivas: como acertar o estilo das peças
Estilo Roupas esportivas: como acertar o estilo...

O estilo sportswear é um dos mais populares no vestuário masculino. É uma tendência que pode dar uma identidade mais descontraída e urbana para as suas produções sem perder todo o conforto e a praticidade das peças esportivas. Mas, às vezes apostar apenas no conforto da moda esportiva...

+
O que pode estar fazendo o seu cabelo afinar?
Grooming O que pode estar fazendo o seu cabelo afinar?

O afinamento dos cabelos é um problema muito comum e que costuma afetar negativamente a autoestima de muitos homens. O quadro se instala progressivamente e os fios vão ficando mais ralos com o passar do tempo, acentuando as falhas, até chegar ao ponto de deixar o couro cabeludo...

+

Matérias relacionadas

Temas relacionados