Bem estar Quar, 28 Abr. 2021

4 dicas para um sono melhor

  • Dormir corretamente melhora a qualidade de vida em todos os aspectos
    Dormir corretamente melhora a qualidade de vida em todos os aspectos
Dormir ocupa um terço de nossas vidas. Ou seja, se você viver 90 anos, passará 30 descansando; mas isso permite que você aproveite bem mais os outros 60, com menos risco de desenvolver problemas como diabetes, pressão alta e psicopatologias. Infelizmente, muitas pessoas não dormem bem, passando seus dias indispostos e improdutivos. Então, pensando em te ajudar a estabelecer uma rotina noturna saudável, o PPV te dá quatro dicas para um sono melhor!

1. Organize-se para dormir 7 ou 8h por noite

Primeiramente, é preciso deixar claro de uma vez por todas: dormir menos que 7h não é saudável. Raríssimas pessoas conseguem funcionar otimamente com 6h de sono, quem dirá menos. Se você acorda cedo para trabalhar ou estudar, organize sua rotina para dormir cedo. E saiba: dormir mais no fim de semana, diferente do que muita gente pensa, não compensa as horas perdidas nos dias úteis. Tendo um pouco mais de objetividade no cotidiano é possível lidar com as obrigações, tirar um tempo de lazer e ainda dormir 8h por noite. Acredite, a longo prazo, você se sentirá mais disposto e inclusive completará suas demandas com mais rapidez e qualidade.

2. Elimine ou diminua sua ingestão de cafeína, especialmente à noite

Ao longo do dia, seu corpo lentamente produz uma substância química chamada adenosina, responsável por uma sensação de sonolência, que se dissipa enquanto você dorme. A cafeína inibe sua recepção, mas não seu acúmulo. Logo, enquanto ela permanece no sistema, seu cérebro não sente sono, mas seu corpo sim. Além disso, quando o dia escurece, o organismo produz melatonina, hormônio que o prepara para dormir. Uma xícara de café à noite tem a capacidade de retardar sua liberação, levando à perda de importantes minutos ou até horas de sono profundo e regenerativo.

3. Tome um banho morno antes de se deitar

Assim como uma ducha fria é uma boa pedida para ficar bem desperto nos primeiros minutos da manhã, um banho mais quente à noite ajuda a preparar o corpo para uma boa noite de sono. Segundo o pesquisador Matthew Walker, para adultos, "tomar um banho quente antes de se deitar pode gerar de 10% a 15% mais sono NREM", responsável pelo desenvolvimento de senso crítico e criatividade. Além disso, jogar água no rosto e nas mãos, regiões bastante vascularizadas, dissipa o calor da superfície da pele, refrescando o núcleo interno do corpo e garantindo um sono mais relaxado.

4. Não se exponha a luzes artificiais

O cérebro, em certos aspectos, é previsível e pode ser facilmente manipulado. A luz noturna artificial, até mesmo a mais modesta, consegue enganar nosso corpo, fazendo-o crer que o sol ainda não se pôs. Por conta disso, a melatonina não é liberada, retardando o processo de pegar no sono. Então, se você tem dificuldade de dormir na hora ideal, tente retirar qualquer fonte de luz do quarto, buscando a maior escuridão possível. Além disso, evite especialmente o contato com dispositivos de luz azul, como celular e tablet, bastante prejudiciais ao sono saudável.

por Daniel Schulze

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