Para começar o processo, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deve ser feito antes mesmo de entrar no banheiro e ajuda a evitar grandes contrastes. Como o cabelo protege a área da cabeça dos raios solares, essa área pode ficar mais clara que o resto do seu corpo. Antes de começar, tome um banho, lave a cabeça, e use uma máquina para reduzir o tamanho dos fios o máximo que você puder. Tenha espelhos de mão para conseguir enxergar a parte de trás da cabeça. Espalhe a espuma de barbear por todo o couro cabeludo e use uma lâmina nova para evitar cortes, se possível, dê preferência às indicadas para pele sensível. Aqui, você pode seguir as mesmas dicas para o barbear: raspe no sentido do crescimento dos fios.
Como nós já falamos em matérias sobre porque não usar shampoo de cabelo na barba, esses produtos também limpam e renovam a pele que ficar por baixo dos fios. Eles são responsáveis por remover todas as impurezas acumuladas, além de ajudar a hidratar e evitar caspas e outros problemas que podem aparecer. Usar sabonetes corporais para essa parte não é uma boa ideia: ele pode acabar ressecando a pele e agravando problemas que você já possua. Esses produtos também podem ter soda cáustica na sua composição, o que é muito agressivo para a pele da cabeça. Então continue usando o shampoo, mesmo sem cabelo.
A pele sob os cabelos pode ficar facilmente ressecada e soltar flocos que irão chamar muita atenção se você não tiver cuidado. Para isso, você deve usar hidratantes pelo menos duas vezes ao dia. Se não quiser ficar com a pele muito brilhosa, pode escolher hidratantes com toques menos gordurosos, como osindicados para peles oleosas ou mistas. Além dos cremes, você também pode evitar os banhos com água muito quente, que acabam retirando a camada de óleo natural da pele e a deixa ressecada. Dê preferência para a temperatura fria ou morna e garanta a cabeça mais suave.
Depois de raspar, limpar e hidratar, é preciso proteger a cabeça. Isso pode ser feito de duas maneiras: com chapéus ou com protetor solar. A primeira opção vai depender da ocasião: se você está indo para um evento mais formal, use um fedora. Se estiver indo a um churrasco com os amigos ao ar livre, use um boné. Mas para ir trabalhar, o melhor mesmo é apostar no protetor solar. O ideal é que você utilize pelo menos o fator de proteção 30 para garantir que não sofrerá queimaduras de sol.