Quar, 10 Dez. 2014

10 mitos sobre dinheiro: desvende verdades e mentiras sobre o tema

  • Quando o assunto é dinheiro, muitos mitos estão envolvidos
    Quando o assunto é dinheiro, muitos mitos estão envolvidos

Quem quer dinheiro?! Todo mundo, claro! Mas para ter grana é preciso saber lidar com ela. As dúvidas sobre o assunto são muitas e os mitos que envolvem cifras, cada dia mais comuns. Verdades e mentiras são ditas e repetidas aos quatro ventos, portanto, é sempre bom cairem por terra alguns pensamentos errados que temos quando o assunto é dinheiro.

1) O sonho da casa própria deve ser prioridade

Mentira. Primeiro deve-se fazer uma comparação entre o preço do aluguel e o quanto o dinheiro usado no imóvel rende caso seja aplicado. Prioridades ditam regras. Não adianta ser dono do próprio teto e não ter antes investido nos estudos, por exemplo. Tudo tem hora certa para acontecer.

2) Para fugir do cheque especial é vantajoso pagar contas no cartão de crédito

Mentira. A melhor opção é usar créditos mais acessíveis, como o consignado. A escolha do cartão de crédito deve ser em casos extremos e, mesmo assim, a fatura deve ser paga em sua totalidade. O pagamento mínimo pode criar uma dívida interminável.

3) É mais barato pagar contas no débito automático

Mentira. A única vantagem é ganhar tempo e comodidade, além de evitar atrasos e consequentemente multas. A atenção, no entanto, tem que ser redobrada para que no dia do vencimento a quantia esteja na conta corrente.

4) Dinheiro não compra a felicidade

Quase verdade, pois ajuda bastante. Ter acesso a uma educação, saúde e alimentação de qualidade é um benefício. Não ter dinheiro é um obstáculo que torna a vida mais complicada. O detalhe está nas singularidades: há, sim, pessoas ricas e infelizes - e os motivos são variados.

5) O gerente de banco sempre indica a melhor opção para meu dinheiro

Mentira. Gerentes têm metas de venda de aplicações a cumprir. A melhor opção para saber onde investir seu dinheiro é buscar ajuda de consultores que não ganham comissão. Mas tenha sempre em mente que quem bate o martelo é você!

6) Aposto na loteria para ficar rico

Mentira. Jogo é probabilidade de erro e acerto. Nesse caso as chances de ganhar são pequenas. E apostar toda semana não garante que você vai ganhar a bolada alguma hora. O desejo de fazer uma "fézinha" é legítimo, mas de vez em quando apostar o mínimo é sempre melhor do que arriscar grandes valores.

7) Estou no negativo e, por isso, não posso mudar de banco

Mentira. Graças à portabilidade bancária, é possível buscar bancos com juros mais baratos para o valor total devido. O novo banco paga a dívida velha e o cliente quita o restante mais adiante.

8) Sou muito novo para ter seguro de vida

Meia verdade. Não há idade para ser precavido. Um bom investimento, no entanto, seria uma previdência privada que envolva um seguro.

9) Para não gastar com bobagens é bom ter dívidas para pagar

Mentira. A melhor maneira de fugir da tentação de gastar o dinheiro "sobrando" na conta é agendar débito automático direto em uma aplicação. Poupar e comprar à vista com desconto é muito melhor do que contrair dívidas.

10) Carro é um bom investimento, pois pode ser vendido quando precisar

Mentira. Automóveis não são investimentos. Eles não valorizam, pelo contrário, geram despesas (imposto, seguro, combustível etc) e nem sempre se tem liquidez na hora da venda.

Notícias:

Barba x Acne: como lidar com ambas sem grandes problemas
Grooming Barba x Acne: como lidar com ambas sem...

Barba e espinhas são uma combinação complicada. Homens que sofrem com acne no rosto podem deixar os pelos faciais crescerem, sejam por medo de se cortarem ou para esconder o problema. Mas é comum que eles fiquem perdidos sobre o que fazer: cuidar da barba ou da pele sob ela primeiro?....

+
Barba longa: um passo a passo para cuidar do seu visual
Grooming Barba longa: um passo a passo para cuidar...

Muitos homens acham que para ter uma barba longa basta apenas parar de raspar os pelos do rosto crescerem, mas isso é um grande engano. Se você faz parte do time dos barbudos, saiba que, assim como acontece com os cabelos, ter uma barba longa requer alguns cuidados tanto durante quanto...

+
Como adaptar os seus cuidados ao seu tipo de cabelo
Grooming Como adaptar os seus cuidados ao seu tipo...

Saber qual o seu tipo de cabelo pode ajudar bastante a melhorar o seu visual. Ainda é comum que muitos homens deixem de lado medidas importantes na hora de cuidar dos cabelos porque muitos pensam que para deixá-los saudáveis e bonitos basta lavar os fios com um shampoo. Mas você sabia...

+
Qual a diferença entre acne adulta e espinhas da adolescência?
Grooming Qual a diferença entre acne adulta e...

Engana-se quem pensa que o surgimento das espinhas na vida adulta esteja apenas relacionado a um histórico da doença na adolescência. Muitos casos da infecção são decorrentes, por exemplo, de fatores emocionais e de situações de estresse. De acordo com a Sociedade Brasileira de...

+

últimas matérias

Cabelo black power: você conhece a história desse corte?
Grooming Cabelo black power: você conhece a...
Corte de cabelo degradê: quais as melhores opções dos cortes disfarçados?
Grooming Corte de cabelo degradê: quais as melhores...

Os cortes de cabelo em degradê são aqueles que utilizam de uma técnica conhecida como fade que deixam os fios em comprimentos diferentes criando um suave efeito de transição entre os mais curtos, nas laterais, e os mais longos, no topo da cabeça. Também chamado de corte disfarçado, ele...

+
Homens carecas devem lavar a cabeça com shampoo?
Grooming Homens carecas devem lavar a cabeça com...

É muito comum que os homens carecas acreditem que usar shampoo é um cuidado exclusivo de quem tem cabelo. Mas diferentemente do que muitos imaginam esse é um produto fundamental para a higienização correta do couro cabeludo, mesmo naqueles que não tem mais fios. Para te ajudar a...

+
Cavanhaque estiloso: como manter o seu?
Grooming Cavanhaque estiloso: como manter o seu?

O cavanhaque é um estilo que tem diversas variações e, certamente, todas elas combinam com algum momento pessoal de cada homem. Enquanto um cavanhaque fino pode ser ideal para os homens que buscam um aspecto mais clean, um do tipo van dyke pode trazer um ar mais despojado ao visual. Há...

+

Matérias relacionadas