Grooming Seg, 10 Jul. 2017

10 dicas para fazer seu perfume durar muito mais

  • Áreas de alta circulação sanguínea, como pescoço e pulso, são melhores regiões para se aplicar perfume
    Áreas de alta circulação sanguínea, como pescoço e pulso, são melhores regiões para se aplicar perfume

Bons perfumes custam caro, e como diz o ditado, estão nos menores frascos. Assim, as melhores fragrâncias costumam a se esvair rápido, deixando somente saudade e nos obrigando a investir novamente em um novo produto. Para isso não acontecer tão cedo, há truques que fazem seu perfume durar mais, e permitindo à você aproveitar o máximo da sua fragrância. Nós reunimos 15 delas para você:

Os perfumes favoritos dos melhores jogadores de futebol do mundo

Lista de essências e concentração

Você já deve ter lido as palavrinhas "Eau de Toillette" ou "Eau de Parfum" por várias vezes sem fazer ideia do que isso quer dizer. Pois saiba que elas são mágicas, e muito importantes na hora de decidir uma compra. Veja só:

Colônia (Eau de cologne)

Dosagem de perfume: cerca de 2% Tempo de duração: menos de 3 horas

Água de Banho (splash ou frescor)

Dosagem de perfume: de 5% a 8% Tempo de duração: de 4 a 5 horas

Deo-colônia (eau de toilette)

Dosagem de perfume: de 10% a 15% Tempo de duração: 6 horas

Eau de Parfum

Dosagem de perfume: de 15% a 18% Tempo de duração: 8 horas

Perfume (parfum)

Dosagem de perfume: de 18% a 20% Tempo de duração: 12 horas

Elixir (Extract)

Dosagem de perfume: mais de 20% Tempo de duração: mais de 12 horas

1. Onde aplicar

A aplicação deve ser feita onde a pulsação é mais evidente. Mais quentes devido à circulação de sangue, esses locais são mais quentes e ativam melhor o aroma. São os pontos: atrás da orelha, na base do pescoço, no lado de dentro dos punhos e cotovelos e atrás dos joelhos.

2. Não esfregue

É quase um reflexo natural esfregar o perfume sobre a área aplicada. A ideia é aumentar a área de atuação da fragrância e fazê-la aparecer com mais rapidez, certo? Pois saiba que assim, o cheiro de dissipa mais rapidamente, pede uma reaplicação, o que faz o frasco esvaziar-se mais rapidamente.

3. Tipo do perfume influencia na sua duração

Perfumes baseados em notas orientais, de vanila, âmbar e madeira, são fixam melhor sobre a pele. Enquanto isso, aromas cítricos evaporam mais rapidamente da pele, exigindo novas borrifadas, e se esgotam com velocidade.

4. Conservação

Exposição a calor, luminosidade e umidade podem, a longo prazo, diminuir a intensidade de sua fragrância, reduzindo sua vida útil. Por isso, mantenha em local fresco e seco. Evite guardar no banheiro.

5. Tenha três perfumes

Usar um mesmo perfume por muito tempo faz com que sinta menos a sua seu cheiro. Assim, você passa a exagerar na fragrância, gastando mais perfume do que o necessário. O número ideal é três: um básico e mais leve, para o cotidiano, outro para as nights e eventos importantes, e um mais híbrido, para variar nessas ocasiões e mudanças de estação.

6. Aplique após o banho

A umidade segura a fragrância por mais tempo, por isso, passe o perfume logo após o banho. Isso também ajuda que as roupas roubem o aroma, e que estas sejam manchadas pelo óleo do líquido.

7. Como aplicar

Para que uma fragrância seja bem distribuída e alcance seu máximo potencial, borrife o perfume no ar e vá de encontro as gotículas, atravessando-as enquanto elas pairam no ar. O aroma será desconcentrado e suavizado.

8. Utilize com hidratante

Passar um hidratante sem cheiro na pele antes de aplicar o perfume também funciona para segurá-lo por mais tempo. Produtos oleosos retêm melhor as fragrâncias. Se você tem a pele seca, pode usar este truque para ficar mais cheiroso por mais tempo.

9. Para aproveitar até o final

Quando o perfume estiver acabando, e já está impossível de borrifa-lo, abra o frasco e mistura às últimas gotas em uma loção hidratante sem cheiro. Utilize a mistura como substituta do produto original por mais alguns dias (e até semanas).

10. O que são as "notas"?

Conhecer os termos utilizado no universo dos perfumes facilitam uma boa compra. Quanto menor for a concentração de óleo na fragrância, mais suave e menos duradouro será o perfume. Notas de saída são aquelas que sentimos logo após espirrar o produto e que desaparecem mais rapidamente; notas de coração, ou corpo, é o aroma que se desenvolve após a evaporação das notas de saída; por fim, notas de fundo, ou base, são as que mais tempo permanecem na pele.

por João Vítor

Notícias: Grooming

Cinco motivos para não fazer a barba
Grooming Cinco motivos para não fazer a barba

Não importa se o modelo é o mais clássico ou um mais moderno, o fato é que nos últimos anos a barba se estabeleceu como umas das tendências mais fortes da beleza masculina e vem conquistando cada vez mais adeptos. Mas ainda há os que preferem um rosto mais liso ou os que não se sentem...

+
Qual a diferença entre pente e escova de barba?
Grooming Qual a diferença entre pente e escova de...

O alinhamento dos fios da sua barba, conforme eles crescem, é um cuidado tão importante quanto usar produtos para manter os pelos sempre limpos e hidratados. É uma medida aparentemente simples, mas que pode trazer uma série de vantagens na hora de manter um visual barbudo de respeito....

+
Quem tem barba está mais protegido dos efeitos do sol e da poluição?
Grooming Quem tem barba está mais protegido dos...

Quem é barbudo sabe: a barba pode trazer muitas vantagens, como deixar sua aparência mais madura e charmosa e até servir como uma espécie de maquiagem para os homens, disfarçando algumas imperfeições do seu rosto. Mas será que ela também pode deixar a sua pele mais bem protegida de...

+
Como proteger a pele dos efeitos da poluição?
Grooming Como proteger a pele dos efeitos da...

Você sabia que o sol não é o único responsável por deixar a sua pele menos saudável? De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a poluição das grandes cidades é um dos principais fatores que causam o surgimento de problemas como o aumento de flacidez, rugas e linhas de...

+

últimas matérias

Como montar um cronograma capilar para o cabelo crespo?
Cabelo Como montar um cronograma capilar para o...

Muitos homens não sabem, mas na hora de cuidar dos cabelos é necessário saber as características e as necessidades do seu tipo de fio. Para quem tem cabelos crespos, o cronograma capilar é uma das medidas mais importantes para mantê-los saudáveis e bem hidratados, evitando problemas...

+
Qual a diferença entre os cortes "taper" e os com "fade"?
Cabelo Qual a diferença entre os cortes "taper" e...

Na hora de se comunicar com o seu barbeiro e pedir o visual desejado, é muito importante, para evitar confusões, estar por dentro dos significados dos termos. É muito comum, por exemplo, achar que os cortes taper e fade são a mesma coisa, mas eles não são. Todos os cortes com fade são...

+
Chinelos: É possível usar esse acessório com estilo?
Estilo Chinelos: É possível usar esse acessório...

Os chinelos são sinônimo de conforto e praticidade e, por esse motivo, são um dos calçados favoritos para as produções de dias mais quentes e atividades ao ar livre, como ir à praia, piscina ou dar uma volta no parque. Mas será que é possível ir além de um visual mais simples e usar o...

+
Quatro tendências para esse verão que você deve ficar de olho
Estilo Quatro tendências para esse verão que você...

Na hora de montar uma produção para o verão, a busca pela praticidade e por peças mais leves e confortáveis é praticamente unânime. Na tentativa de driblar um pouco os efeitos das altas temperaturas, muitas pessoas acabam considerando essa estação como um momento de usar roupas mais...

+

Matérias relacionadas