Grooming Seg, 10 Jul. 2017

10 dicas para fazer seu perfume durar muito mais

  • Áreas de alta circulação sanguínea, como pescoço e pulso, são melhores regiões para se aplicar perfume
    Áreas de alta circulação sanguínea, como pescoço e pulso, são melhores regiões para se aplicar perfume

Bons perfumes custam caro, e como diz o ditado, estão nos menores frascos. Assim, as melhores fragrâncias costumam a se esvair rápido, deixando somente saudade e nos obrigando a investir novamente em um novo produto. Para isso não acontecer tão cedo, há truques que fazem seu perfume durar mais, e permitindo à você aproveitar o máximo da sua fragrância. Nós reunimos 15 delas para você:

Os perfumes favoritos dos melhores jogadores de futebol do mundo

Lista de essências e concentração

Você já deve ter lido as palavrinhas "Eau de Toillette" ou "Eau de Parfum" por várias vezes sem fazer ideia do que isso quer dizer. Pois saiba que elas são mágicas, e muito importantes na hora de decidir uma compra. Veja só:

Colônia (Eau de cologne)

Dosagem de perfume: cerca de 2% Tempo de duração: menos de 3 horas

Água de Banho (splash ou frescor)

Dosagem de perfume: de 5% a 8% Tempo de duração: de 4 a 5 horas

Deo-colônia (eau de toilette)

Dosagem de perfume: de 10% a 15% Tempo de duração: 6 horas

Eau de Parfum

Dosagem de perfume: de 15% a 18% Tempo de duração: 8 horas

Perfume (parfum)

Dosagem de perfume: de 18% a 20% Tempo de duração: 12 horas

Elixir (Extract)

Dosagem de perfume: mais de 20% Tempo de duração: mais de 12 horas

1. Onde aplicar

A aplicação deve ser feita onde a pulsação é mais evidente. Mais quentes devido à circulação de sangue, esses locais são mais quentes e ativam melhor o aroma. São os pontos: atrás da orelha, na base do pescoço, no lado de dentro dos punhos e cotovelos e atrás dos joelhos.

2. Não esfregue

É quase um reflexo natural esfregar o perfume sobre a área aplicada. A ideia é aumentar a área de atuação da fragrância e fazê-la aparecer com mais rapidez, certo? Pois saiba que assim, o cheiro de dissipa mais rapidamente, pede uma reaplicação, o que faz o frasco esvaziar-se mais rapidamente.

3. Tipo do perfume influencia na sua duração

Perfumes baseados em notas orientais, de vanila, âmbar e madeira, são fixam melhor sobre a pele. Enquanto isso, aromas cítricos evaporam mais rapidamente da pele, exigindo novas borrifadas, e se esgotam com velocidade.

4. Conservação

Exposição a calor, luminosidade e umidade podem, a longo prazo, diminuir a intensidade de sua fragrância, reduzindo sua vida útil. Por isso, mantenha em local fresco e seco. Evite guardar no banheiro.

5. Tenha três perfumes

Usar um mesmo perfume por muito tempo faz com que sinta menos a sua seu cheiro. Assim, você passa a exagerar na fragrância, gastando mais perfume do que o necessário. O número ideal é três: um básico e mais leve, para o cotidiano, outro para as nights e eventos importantes, e um mais híbrido, para variar nessas ocasiões e mudanças de estação.

6. Aplique após o banho

A umidade segura a fragrância por mais tempo, por isso, passe o perfume logo após o banho. Isso também ajuda que as roupas roubem o aroma, e que estas sejam manchadas pelo óleo do líquido.

7. Como aplicar

Para que uma fragrância seja bem distribuída e alcance seu máximo potencial, borrife o perfume no ar e vá de encontro as gotículas, atravessando-as enquanto elas pairam no ar. O aroma será desconcentrado e suavizado.

8. Utilize com hidratante

Passar um hidratante sem cheiro na pele antes de aplicar o perfume também funciona para segurá-lo por mais tempo. Produtos oleosos retêm melhor as fragrâncias. Se você tem a pele seca, pode usar este truque para ficar mais cheiroso por mais tempo.

9. Para aproveitar até o final

Quando o perfume estiver acabando, e já está impossível de borrifa-lo, abra o frasco e mistura às últimas gotas em uma loção hidratante sem cheiro. Utilize a mistura como substituta do produto original por mais alguns dias (e até semanas).

10. O que são as "notas"?

Conhecer os termos utilizado no universo dos perfumes facilitam uma boa compra. Quanto menor for a concentração de óleo na fragrância, mais suave e menos duradouro será o perfume. Notas de saída são aquelas que sentimos logo após espirrar o produto e que desaparecem mais rapidamente; notas de coração, ou corpo, é o aroma que se desenvolve após a evaporação das notas de saída; por fim, notas de fundo, ou base, são as que mais tempo permanecem na pele.

por João Vítor

Notícias: Grooming

Cinco beneficos que produtos com cafeína podem trazer para sua pele
Grooming Cinco beneficos que produtos com cafeína...

No Brasil, o café uma das bebidas matinas mais tradicionais, mas sabia que ele também pode aparecer na sua rotina de grooming? Se você fizer uma checagem nos produtos usados na sua rotina de skincare, provavelmente encontrará algum cosmético que tenha cafeína na sua composição. Essa...

+
Como lidar com a caspa?
Grooming Como lidar com a caspa?

Ter caspa no cabelo é uma situação que nenhum homem está disposto a passar. Esse problema pode ser causado por uma série de fatores: desde erros na sua rotina de cuidados que prejudicam o couro cabeludo a até alguns problemas de saúde. Elas causam coceira, vermelhidão e pode até mesmo...

+
Três dicas de grooming que todo homem pode fazer
Grooming Três dicas de grooming que todo homem pode...

Criar uma rotina básica de grooming pode melhorar a sua aparência e o seu bem-estar. Muitos homens ficam na dúvida sobre quais cuidados adotar e como fazê-los da melhor forma. Para evitar problemas e garantir os melhores resultados, selecionamos três dicas de grooming que todo homem...

+
Como aparar uma barba comprida em casa
Grooming Como aparar uma barba comprida em casa

Aparar a barba comprida em casa pode ser um desafio para muitos homens, mas é a melhor saída durante o isolamento social, quando grande parte das barbearias ainda estão fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus. A notícia que pode alegrar o seu dia é que existem algumas...

+

últimas matérias

Calça cargo: como usar esse item com estilo
Estilo Calça cargo: como usar esse item com estilo

A calça cargo é uma peça que fez muito sucesso nos anos 90' e voltou repaginada nas últimas temporadas. Ela tem como uma das suas principais características a sua estética mais urbana e os bolsos nas laterais, sendo ideal para homens com estilo mais casual. Se você está pensando em usar...

+
Cinco dicas para usar melhor suéteres com gola V
Estilo Cinco dicas para usar melhor suéteres com...

Os suéteres são peças muito populares no vestuário masculino. É possível encontrar modelos com diferentes estampas, lisos, e variados tipos de gola. Os com gola V trazem um aspecto mais sofisticado e moderno para o seu visual. Para ajudar a usar essa roupa de melhor maneira, separamos...

+
Quatro dicas usar lenços e cachecóis
Estilo Quatro dicas usar lenços e cachecóis

Com a aproximação de dias mais frios, é comum utilizar lenços e cachecóis para aquecer o pescoço. Esses acessórios são boas opções para lugares em que a temperatura varia muito pois são fáceis de vestir e tirar. Além da praticidade, eles podem criar um visual interessante e ter impactos...

+
Quatro dicas de autocuidado que vão além das máscaras faciais
Bem estar Quatro dicas de autocuidado que vão além...

Criar uma rotina de autocuidados é a melhor alternativa para lidar com o estresse do dia a dia e manter o seu bem-estar. Diferente do que muitas pessoas imaginam, adotar essa prática no seu lifestyle vai além de usar máscaras faciais com frequência. Há diversas maneiras de praticar esse...

+

Matérias relacionadas