Grooming Seg, 10 Jul. 2017

10 dicas para fazer seu perfume durar muito mais

  • Áreas de alta circulação sanguínea, como pescoço e pulso, são melhores regiões para se aplicar perfume
    Áreas de alta circulação sanguínea, como pescoço e pulso, são melhores regiões para se aplicar perfume

Bons perfumes custam caro, e como diz o ditado, estão nos menores frascos. Assim, as melhores fragrâncias costumam a se esvair rápido, deixando somente saudade e nos obrigando a investir novamente em um novo produto. Para isso não acontecer tão cedo, há truques que fazem seu perfume durar mais, e permitindo à você aproveitar o máximo da sua fragrância. Nós reunimos 15 delas para você:

Os perfumes favoritos dos melhores jogadores de futebol do mundo

Lista de essências e concentração

Você já deve ter lido as palavrinhas "Eau de Toillette" ou "Eau de Parfum" por várias vezes sem fazer ideia do que isso quer dizer. Pois saiba que elas são mágicas, e muito importantes na hora de decidir uma compra. Veja só:

Colônia (Eau de cologne)

Dosagem de perfume: cerca de 2% Tempo de duração: menos de 3 horas

Água de Banho (splash ou frescor)

Dosagem de perfume: de 5% a 8% Tempo de duração: de 4 a 5 horas

Deo-colônia (eau de toilette)

Dosagem de perfume: de 10% a 15% Tempo de duração: 6 horas

Eau de Parfum

Dosagem de perfume: de 15% a 18% Tempo de duração: 8 horas

Perfume (parfum)

Dosagem de perfume: de 18% a 20% Tempo de duração: 12 horas

Elixir (Extract)

Dosagem de perfume: mais de 20% Tempo de duração: mais de 12 horas

1. Onde aplicar

A aplicação deve ser feita onde a pulsação é mais evidente. Mais quentes devido à circulação de sangue, esses locais são mais quentes e ativam melhor o aroma. São os pontos: atrás da orelha, na base do pescoço, no lado de dentro dos punhos e cotovelos e atrás dos joelhos.

2. Não esfregue

É quase um reflexo natural esfregar o perfume sobre a área aplicada. A ideia é aumentar a área de atuação da fragrância e fazê-la aparecer com mais rapidez, certo? Pois saiba que assim, o cheiro de dissipa mais rapidamente, pede uma reaplicação, o que faz o frasco esvaziar-se mais rapidamente.

3. Tipo do perfume influencia na sua duração

Perfumes baseados em notas orientais, de vanila, âmbar e madeira, são fixam melhor sobre a pele. Enquanto isso, aromas cítricos evaporam mais rapidamente da pele, exigindo novas borrifadas, e se esgotam com velocidade.

4. Conservação

Exposição a calor, luminosidade e umidade podem, a longo prazo, diminuir a intensidade de sua fragrância, reduzindo sua vida útil. Por isso, mantenha em local fresco e seco. Evite guardar no banheiro.

5. Tenha três perfumes

Usar um mesmo perfume por muito tempo faz com que sinta menos a sua seu cheiro. Assim, você passa a exagerar na fragrância, gastando mais perfume do que o necessário. O número ideal é três: um básico e mais leve, para o cotidiano, outro para as nights e eventos importantes, e um mais híbrido, para variar nessas ocasiões e mudanças de estação.

6. Aplique após o banho

A umidade segura a fragrância por mais tempo, por isso, passe o perfume logo após o banho. Isso também ajuda que as roupas roubem o aroma, e que estas sejam manchadas pelo óleo do líquido.

7. Como aplicar

Para que uma fragrância seja bem distribuída e alcance seu máximo potencial, borrife o perfume no ar e vá de encontro as gotículas, atravessando-as enquanto elas pairam no ar. O aroma será desconcentrado e suavizado.

8. Utilize com hidratante

Passar um hidratante sem cheiro na pele antes de aplicar o perfume também funciona para segurá-lo por mais tempo. Produtos oleosos retêm melhor as fragrâncias. Se você tem a pele seca, pode usar este truque para ficar mais cheiroso por mais tempo.

9. Para aproveitar até o final

Quando o perfume estiver acabando, e já está impossível de borrifa-lo, abra o frasco e mistura às últimas gotas em uma loção hidratante sem cheiro. Utilize a mistura como substituta do produto original por mais alguns dias (e até semanas).

10. O que são as "notas"?

Conhecer os termos utilizado no universo dos perfumes facilitam uma boa compra. Quanto menor for a concentração de óleo na fragrância, mais suave e menos duradouro será o perfume. Notas de saída são aquelas que sentimos logo após espirrar o produto e que desaparecem mais rapidamente; notas de coração, ou corpo, é o aroma que se desenvolve após a evaporação das notas de saída; por fim, notas de fundo, ou base, são as que mais tempo permanecem na pele.

por João Vítor

Notícias: Grooming

Saiba como acertar o desenho da barba em casa
Grooming Saiba como acertar o desenho da barba em casa

Manter o desenho da barba alinhado é um desejo de todo barbudo, mas muitos não sabem fazer a manutenção do formato corretamente, ainda mais em casa. Há várias linhas e ângulos no rosto aos quais prestar atenção, mas é possível acertar sem grandes percalços com um pouco de paciência e...

+
É possível usar o corte asa delta depois de adulto?
Grooming É possível usar o corte asa delta depois...

O corte asa delta é um corte masculino clássico muito popular desde meados dos anos 80, principalmente entre as crianças e adolescentes. Não é à toa que muitos homens lembram de sua infância ao ouvir esse nome, né? No entanto, hoje em dia o asa delta conseguiu diferentes releituras...

+
Cabelos cacheados: saiba como escolher um corte
Grooming Cabelos cacheados: saiba como escolher um...

Os cabelos cacheados podem valorizar bastante o seu visual, mas são mais difíceis de cuidar. Além dos tratamentos para evitar o ressecamento e controlar o volume do jeito que você quer, também é mais dicícil encontrar um estilo que fique bem cabelos cacheados. Para entender melhor a...

+
O bigode fino é o ideal para você?
Grooming O bigode fino é o ideal para você?

O bigode fino é uma opção estilosa para quem quer mudar o visual ou possui poucos fios nas laterais ou no queixo. Ele pode ser fácil de fazer e não precisar de muitos requisitos, mas isso não significa que o estilo fique bacana em todo mundo. Para te ajudar a descobrir se este bigode é...

+

últimas matérias

Saiba como cuidar da barba ressecada
Grooming Saiba como cuidar da barba ressecada

Muitos homens barbudos passam por um período de ressecamento dos fios, em especial em temporadas mais secas. Este fenômeno desagradável deixa a barba mais opaca, sem brilho, e costuma causar coceira bem forte, que não só incomoda, como também pode desalinhar os fios por completo. Por...

+
6 cortes de cabelo do cinema que influenciaram o estilo de uma época
Grooming 6 cortes de cabelo do cinema que...

Os cortes de cabelo de pessoas famosas servem como uma fonte de inspiração muito forte para diversos homens. Com isso, é comum que certos personagens ao decorrer da história do cinema tenham destaque como ícones de uma determinada época. Atores renomados interpretaram papéis que...

+
Seis bigodes marcantes do cinema
Grooming Seis bigodes marcantes do cinema

Muitos bigodes foram gravados na História por celebridades, tornando-se praticamente uma extensão de suas personalidades. É quase inconcebível, por exemplo, dissociar figuras como Freddie Mercury e Hulk Hogan de seus bigodes. No cinema, há uma vantagem: o ator não precisa ser um...

+
Você sabe como cuidar das tranças masculinas?
Grooming Você sabe como cuidar das tranças...

Para os homens que adotam as tranças no cabelo, elas são sempre sinônimo de muito charme e estilo. Há uma grande variedade de penteados trançados, mas geralmente quem deseja inovar no visual para fugir um pouco do padrão acaba sempre optando por dois tipos de cabelo trançado: as box...

+

Matérias relacionadas