Com o fim do ano, muitas pessoas entram de férias ou, pelo menos, de recesso, e podem aproveitar o tempo livre para o lazer. O melhor é que o verão começa justamente nesta época, então é a oportunidade perfeita para se divertir na praia. Além de se refrescar e curtir o sol, dá para fazer uma série de exercícios legais no local, muito bons, inclusive, para cuidar o corpo e da saúde. Dá para desfrutar tanto sozinho quanto com a família ou amigos. Confira a seguir 10 atividades físicas ideais para fazer durante o verão:
A natação é um exercício ótimo de se fazer no verão pois é a desculpa ideal para fugir do calor e ainda assim estar se movimentando. A atividade promove grande gasto calórico, auxiliando o emagrecimento, trabalha todo o corpo mas principalmente os membros superiores, e ajuda a melhorar a respiração. Estima-se que 30 minutos nadando equivalem a 260 kcal perdidas. Para evitar problemas durante a execução, como câimbras e dores musculares, é legal antes fazer alongamento e se alimentar direito.
Além do frescor pelo contato com a água, o surfe promove o desenvolvimento do equilíbrio, trabalha, principalmente, os músculos do braço e do tórax, e aumenta em até 85% a capacidade cardiorrespiratória. A prática do esporte pode queimar até 600 calorias em uma hora. Apesar de ser feito na água, é importante se hidratar bastante antes e depois. Inclusive, isso vale para todo e qualquer exercício.
Assim como o surfe, o Stand up paddle ajuda os praticantes a terem mais equilíbrio, melhorar o sistema cardiovascular e tonificar a musculatura, tanto de membros superiores quanto inferiores. No entanto, não queima a mesma quantidade de caloria, até porque se trata de uma atividade menos intensa em termos de movimentação do corpo todo. São cerca de 350 kcal perdidas em uma hora.
A caminhada é uma ótima maneira de trabalhar músculos, articulações e fazer o sangue circular, tudo isso com o privilégio de se deliciar com o vento no rosto e com a paisagem percorrendo os olhos. Na praia, o ideal é caminhar na areia molhada, na beira do bar, pois ali ela é menos irregular (diminui os riscos de problemas nas articulações) e refresca, tornando a atividade ainda mais prazerosa. Em 30 minutos, é possível perder até 270 kcal.
A corrida é a intensificação natural da caminhada, mas demanda alguns cuidados extras. Como a velocidade é bem maior, o impacto exercido sobre o corpo se eleva bastante, o que também faz aumentar os riscos de lesões. Por isso, é importante se alongar bem antes de começar, estar sempre atento à postura durante o exercício e não exceder os seus limites. Em uma hora, dá para perder mais de 500 calorias, então é claro que é um ótimo jeito de emagrecer.
Tanto a corrida, quanto a caminhada, citadas anteriormente, também podem ser praticadas na orla da praia, assim como o ciclismo. Esta é outra atividade que ajuda bastante no emagrecimento (cerca de 126 kcal perdidas em meia hora) e na melhoria do sistema cardiovascular. O diferencial, no entanto, está no enrijecimento de bumbum e pernas, especialmente os músculos da coxa.
Para realizar o altinho, são necessárias, no mínimo, duas pessoas e uma bola. O objetivo de tocar a bola com os pés, um para o outro, pelo alto, sem deixa-la cair, ajuda a trabalhar todo o corpo, mais principalmente os músculos da panturrilha, quadríceps, glúteo e abdômen. Dá para perder cerca de 300 calorias com a brincadeira, ainda mais se os participantes forem bons de bola.
O frescobol é um dos esportes que a galera mais curte praticar na praia, primeiro porque é extremamente divertido. Além disso, ele estimula e desenvolve a coordenação motora, trabalhando também articulações e músculos de todo o corpo. Dá para perder cerca de 190 kcal em meio hora de raquetadas. Assim como em todas as demais atividades praticadas sob o sol, é importante proteger bem a pele para evitar problemas futuros.
Este exercício ajuda a melhorar o condicionamento físico e a coordenação motora, aumenta a agilidade, fortalece músculos e trabalha a parte cardiorrespiratória. Como há movimentação intensa, promove o emagrecimento. Dá para perder cerca de 150 kcal em 30 minutos jogados. Como o vôlei é um esporte que trabalha com a impulsão, é preciso tomar cuidado com a queda, pois o joelho pode sofrer com o impacto. A areia próxima da água, mais lisa, é ideal para a prática neste sentido.
Como no futevôlei não dá para usar as mãos para dominar/tocar e passar a bola para o outro lado, o corpo acaba sendo mais exigido para conseguir realizar tais funções com as pernas, peito ou cabeça. Por isso mesmo a perda calórica é maior: entre 600 e 700 kcal em uma hora. Evidentemente, trabalha também a parte cardiovascular, articulações, coordenação motora e músculos (principalmente da panturrilha, quadríceps, glúteo e abdômen, assim como na altinha).
por Fabrício Mainenti
Gillette MACH3 Turbo
COMPRARGillette MACH3 Turbo - 2...
COMPRARGillette MACH3 - 4 cartuchos
COMPRAR